Layout

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Assunto: Administração da Produção e operações

Tema: Layout



Introdução

O layout pode ser simplesmente o arranjar e rearranjar das máquinas ou equipamentos até se obter a disposição mais agradável. já numa grande indústria o layout não é tão simples, pois se houver um erro mínimo poderá levar a sérios problemas na utilização dos locais, como demolição de paredes, estruturas e atémesmo edifícios.
Segundo a história, as tarefas de organizar as áreas de trabalho surgiram desde a existência do homem. Os primeiros layouts apareceram quando o homem executava o seu trabalho ou também quando os arquitetos planeavam a sua construção.
Com o passar dos tempos e a chegada da revolução industrial os proprietários concluíram que seria mais econômico estudar a organização das suasfábricas, então começaram pela mecanização do equipamento e com a especialização da mão-de-obra o manuseio dos materiais entre as operações ganhou maior atenção.
Atualmente podemos concluir que os primeiros layouts não estavam completos, pois o conceito de layout ideal continua em permanente mudança.














Objetivo


O principal objetivo do layout é organizar e reorganizar damelhor forma possível a forma de disposição do espaço, e para isto são necessários alguns critérios básicos como:



* Minimizar o tempo de produção;
* Minimizar o investimento nos equipamentos;
* Flexibilidade nas operações;
* Utilizar o espaço existente de forma mais eficiente possível;
* Diminuir o custo de tratamento do material;
* Melhorar o processo deprodução;
* Reduzir a variação dos tipos de equipamentos de tratamento do material;
* Providenciar ao operador um posto de trabalho seguro e confortável;
* Melhorar a estrutura da empresa.

































Conteúdo


A principal área de ação do layout industrial é a empresa, definindo e integrando os elementos produtivos. A questão estárelacionada com o local e arranjo de departamentos, células ou máquinas em uma planta ou chão de escritório.
É também o estudo das condições humanas de trabalho. Percebemos então que não é somente uma disposição racional das máquinas que assegure o funcionamento de uma linha de usinagem sem retrocessos e com mínimas distâncias.
O layout é um estudo sistemático que procura uma combinação ótima dasinstalações industriais que concorrem para a produção, dentro de um espaço disponível.
Layout é a maneira de como os homens, máquinas e equipamentos estão dispostos em uma fábrica. O problema do layout
é a locação relativa mais econômica das várias áreas de produção na empresa. Em outras palavras, é a melhor utilização do espaço disponível que resulte em um processamento mais efetivo, através damenor distância, no menor tempo possível.


Quando elabora o estudo do layout

A empresa pode fazer um estudo do layout quando houver excesso de estoques, obsolescência das instalações, manuseios excessivos, variação na demanda, ambiente de trabalho inadequado, para a instalação de uma nova fábrica entre outros.

Etapas para elaboração do layout

Para o layout ser elaborado deve-seplanejar o todo e depois as partes e planejar o ideal e depois o prático. Ou seja, Após o local que será estudado ser determinado, inicia-se o layout com uma visão global, que posteriormente será detalhada. Após o layout ser implantado na área, o mesmo deve ser reformulado sempre que necessário.
Para elabora o layout deve-se primeiramente identificar a quantidade que será produzida, a qual seráimportante para o cálculo do numero de máquinas, da área de estoque e etc.
Quando o numero de máquinas é determinado, o tipo de layout deve ser estabelecido considerando processo e tipo de máquinas que serão utilizadas.O edifício é planejado somente após a conclusão das etapas anteriores, assim permitindo o planejamento de um layout ideal para as operações da empresa.











Os...
tracking img