Nova ldb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
POLITICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA

POLÍTICA: JOAO UBALDO RIBEIRO
1: Que coisa é a Politica?
O termo politica refere-se ao exercício de alguma forma de poder. Toda maneira pela qual opoder é exercido se reveste de grande complexidade.
Devemos procurar elementos que tornem nosso conceito de politica mais preciso, por exemplo, para os americanos costumam dizer que “o poder é acapacidade de influenciar o comportamento das pessoas”. Mas isto ainda não explica o que vem a ser o tal poder, mas ajuda a entender que se a politica tem a ver com o poder e se o poder visa a alterar ocomportamento das pessoas é evidente que o ato politico possui dois aspectos que aparecem de pronto que é nº 1: um interesse e o outro nº2: uma decisão.
Pode-se afirmar que a politica tem haver comquem manda, porque manda e como manda. Afinal mandar é decidir, é conseguir apoio ou até submissão.
A politica fica vista como o estudo e a pratica de canalização de interesses, com a finalidade deconseguir decisões. Isto já foi chamado de arte, e com razão. Pois politica requer talento especial de quem a pratica. A politica também pode ser considerada uma profissão, pois afinal é por meio dela quegovernamos e que ordenamos nossa vida em coletividade.
Vimos que apesar de todos esses enfoques diferentes sobre a politica devemos nos perguntar será que é suficiente para que tenhamos uma boaideia do que realmente é a politica?

2: Como a politica interessa a todos e a cada um.

As formas de exercício do poder são muitas vezes difíceis de entender. Por exemplo, quando temos preconceitocontra o nosso próprio semelhante. Esse preconceito não é natural, o homem não nasce com preconceitos ele o adquirem em sociedade, e ao aprendê-lo é logico que seu comportamento esta sendoinfluenciado, e é claro, por conseguinte que ele esta submetida algum tipo de poder.
O que se pretende se mostrar com isso é que queiramos ou não, estamos imersos num processo politico que penetra em todas as...
tracking img