Layout industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2499 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Conceito

A estrutura de produção é o agrupamento de operações produtivas. No ambiente da manufatura, isto se caracteriza pelo layout industrial. Seu projeto tem um significante impacto na performance dos sistemas de manufatura e afeta diretamente os resultados da empresa, sendo decisivo pra a sobrevivência no mercado competitivo mundial (YANG et AL., 200; CANEN e WLLIANMSON, 1998; DHONDT eBENDERS, 1998).
O layout é, de acordo com Lee (1988), a essência de uma produção eficiente, quando seu projeto engloba a localização global até as estações de trabalho, tendo como resultado um ambiente que integra pessoas, serviços, produtos, informações e tecnologia.
De um modo preciso e englobando todas as tarefas e objetivos do layout industrial, TOMPKINS et al. (1996) afirma que esteintegra os diversos elementos da produção, tanto os diretos quanto indiretos, obedecendo às exigências das operações de maneira que o fluxo de pessoas, materiais e equipamentos sejam contínuo, organizado e em uma sequência lógica do produto manufaturado ou serviço. Portanto, retornos e cruzamentos devem ser evitados. A minimização das distâncias evita esforços inúteis, cruzamentos excessivos, diminuindocustos não necessários incorporados ao processo. Portanto a otimização do espaço, em suas três dimensões, é fundamental. Uma vez que a satisfação e a segurança do trabalhador são muito importantes, as áreas de trabalho devem além de promover a elevação da moral do trabalhador, diminuir os riscos de acidentes. O projeto do layout tem um impacto significativo no desempenho de um sistema demanufatura, e, tradicionalmente, projetar o layout de uma área qualquer implica em planejar e integrar os caminhos dos componentes de um produto ou serviço, a fim de obter o relacionamento mais eficiente e econômico entre pessoas, equipamentos e materiais.
Sendo então o layout responsável não só pelo arranjo físico de uma operação produtiva, que se reduz a localização física dos recursos detransformação, e disposição física de equipamentos e armazenamento. O layout faz-se fundamental para a criação de uma dinâmica harmoniosa entre produção, a economia e social no sistema industrial.
2. Otimização
A otimização do layout industrial possibilita a eliminação de uma série de perdas existentes no processo produtivo: eliminação das horas/homem de transporte, que normalmente representam 45% do tempototal do processo de fabricação e não agregam valor ao produto; melhoria nos índices de qualidade, devido à maior rapidez no feedback da informação; redução do lead time produtivo, que viabiliza a produção contra pedido; redução dos inventários entre processos; aumento da produtividade, devido aos operários multifuncionais; e aumento da motivação e comprometimento dos funcionários, por trabalharemdiretamente em várias funções e participarem mais ativamente no resultado da empresa (SHINGO. 1996; MODEN 1984).
Qualquer alteração no layout existente representa um custo elevado e não é facilmente realizada (SHA e CHEN 2001). Entretanto sua reconfiguração representa a oportunidade de mudar a filosofia de trabalho de toda a organização segundo Hall e Ford, 1998.

3. Tipos de layout

Aevolução dos projetos de layout é analisado por Black (1998) que se baseia no fato que durante a primeira revolução industrial as fábricas direcionavam os materiais, trabalhadores e processos, os recursos, para os locais em que havia energia disponível. A energia da água era usada pela maioria, e então usufruída pela maioria, assim as fábricas se estabeleciam perto de riachos. A água movia por todo ocomprimento da fábrica as rodas d’água que giravam os eixos e moviam cada máquina. As máquinas iguais ficavam agrupadas uma vez que era conveniente e lógico que funcionassem na mesma velocidade.
Quando, porém, os motores a vapor, e mais tarde os elétricos surgiram e substituíram outros tipos de energia das máquinas, a flexibilidade dos sistemas de produção aumentou gradativamente, mas a...
tracking img