Layout industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE
PRÓ- REITORIA DE PÓS GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO
ESPECIALIZAÇÃO ‘LATO SENSU’ EM MARKETING E COMUNICAÇÃO

as estratégias de Marketing de Varejo aplicadas aos Supermercados de Vizinhança[1]

LUCIANA SANTOS SOCORRO[2]
PROFESSOR ADMIR BORGES[3]



RESUMO
Pretende-se com este trabalho uma análise sobre as estratégias de marketing de varejo e suaaplicação nos supermercados de vizinhança. O artigo está composto de uma exposição de temas sobre o mercado atual, consumidores, o próprio supermercado de vizinhança, buscando entender a importância das ferramentas de marketing neste contexto. O pequeno varejo de alimentos busca cada vez mais participação no mercado atual, visando, assim, atender as expectativas do seu público, que na maioria dasvezes, busca preço, qualidade e praticidade, evitando a freqüência aos hipermercados. Finalmente, avalia-se no decorrer do texto como isto tem sido processado nos últimos tempos, com uma linguagem bem simplificada e fácil de compreender.

Palavras- chave: supermercado de vizinhança, marketing, consumidor, layoutização, mix de produtos.

























1INTRODUÇÃO

Para muitos o varejo de auto-serviço está enfrentando grandes problemas na economia atual. A percentagem de renda disponível para o abastecimento dos lares dos consumidores esta cada vez menor. Grandes aumentos ocorridos na energia elétrica, gás de cozinha, transporte, telefonia e assistência médica, aliados ao desemprego e a perda de poder aquisitivo levaram os brasileiros a comprarmenos.
Neste cenário, apesar dos problemas serem reais, o setor supermercadista deverá criar estratégias que definam o sucesso para superar a crise. Incorporar fortes atrativos para os consumidores, como mix de produtos, marcas e serviços mais completos e alinhados ao público-alvo; podem ser diferenciais que certamente resultará em uma ferramenta estratégica e permanente para a geração devantagem competitiva.

Atualmente, os negócios devem esforçar-se para satisfazer às necessidades dos clientes da maneira mais conveniente, minimizando o gasto de tempo e energia nas atividades de busca, pedido e recebimento de produtos. As empresas precisam utilizar com mais eficiência seus colaboradores, isto é, fornecedores, empregados e comunidade, caso pretendam servir a seus clientesde forma mais satisfatória e mais eficaz em relação ao custo.


2 O marketing integra o trabalho de criar e fornecer valor para os clientes e deve exercer mais influência sobre o restante da empresa. O marketing deve ser posicionado como impulsor da estratégia corporativa. Neste contexto, o objetivo deste artigo é avaliar o marketing de varejo no setor supermercadista, analisando aloja de vizinhança, onde será ressaltada a estratégia necessária para um supermercado de pequeno e médio porte se adequarem neste mercado tão incerto e com grandes concorrentes como Carrefour, Carrefour Bairro, Extra Hipermercados, Super Nosso, Rede DMA (Via Brasil, Epa, e Mart Plus) Rede BH entre outros.

Desta forma, o marketing de varejo consiste em um processo de análise e deações, que integra diversas atividades, ou seja, pesquisas, análise de produtos, levantamento das necessidades de clientes, análise de novas oportunidades de clientes, estudo dos pontos-de-venda apropriados, vendas dos produtos, estudo de uma comunicação adequada, análise dos concorrentes e os preços aplicados no mercado (LAS CASAS, 2004). Com este propósito, o artigo cientifico irá abordar temascomo mercado, o varejo, setor varejista, supermercado de vizinhança, o perfil dos clientes atuais, além de estratégias de PDV como layoutização e merchandising.
Com todas estas ferramentas de marketing, será que os gestores das lojas de vizinhança estão sabendo utilizá-las para sobreviver neste mercado competitivo?



O MERCADO


Para muitos estudiosos, mercado se...
tracking img