Layout industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1671 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE RACIONALIZAÇÃO DE PROCESSO
AULA : LAYOUT INDUSTRIAL

O QUE É UM PROCESSO? O QUE É RACIONALIZAÇÃO DE UM PROCESSO?

Sumário
Layout Industrial Parte 1 Planta Baixa Arranjo Linear; Arranjo Funcional (Tecnologia de Grupo); Arranjo Físico Simbologia Parte 2 Mapofluxograma Ergonomia Uso de Software aplicativos
CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA – DISCIPLINA: ESTUDOS DE RACIONALIZAÇÃO DEPROCESSO

Introdução
O layout industrial é a representação espacial dos fatores que concorrem para a produção envolvendo homens, materiais e equipamentos, e as suas interações. Depende: - dos diversos trabalhos envolvidos na unidade; - das estratégias da empresa; - dos sistemas de produção; - do arranjo do layout e da organização do trabalho.

Conceito: Layout ou Arranjo Físico
É a maneirasegundo a qual se encontram dispostos fisicamente os recursos que ocupam espaço dentro da instalação de uma operação.

Dicionário: leiaute. Substantivo masculino. Brasileirismo 1. Populares. Esboço de anúncio, em que se apresentam ressaltados os seus diversos elementos (título, texto, ilustração etc.). 2. Por extensão. Esboço, projeto, planejamento ou esquema de uma obra, apresentados graficamente. 3.Distribuição física de elementos num determinado espaço.

Planta Baixa de um layout
O que é? Para que serve uma planta baixa? Quais os principais conceitos técnicos? Como é feito manualmente? Quem faz? Quando faz? O que precisa para ser feito? (manualmente/software)

Simbologia (planta Baixa)

Planta Baixa – Exemplo 1

Planta Baixa – Exemplo 2

Arranjo Físico - Finalidade Apoiar aestratégia competitiva da operação; Escolha entre “compromissos”; Eliminar atividades que não agreguem valor e/ou enfatizar atividades que agreguem.

Objetivos de Valor para o Processo
Minimizar os custos de manuseio e Movimentação interna de materiais; Utilizar o espaço físico disponível de forma eficiente; Apoiar o uso eficiente da mão-de-obra, evitando que esta se movimente desnecessariamente;Facilitar comunicação entre as pessoas envolvidas na operação, quando adequado; Reduzir tempos de ciclo dentro da operação, garantindo fluxos mais linearizados; Facilitar a entrada, saída e movimentação dos fluxos de pessoas e materiais;

Tempo de Ciclo

É o tempo máximo permitido em cada estação de trabalho para completar o conjunto de tarefas em uma unidade produzida.

Arranjos de LayoutArranjo Físico. Arranjo Posicional (Posição Fixa); Arranjo Linear; Arranjo Funcional (Tecnologia de Grupo).

Arranjo Físico Posicional
Também é chamado de arranjo físico de posição fixa ou project shop. Devido ao seu peso e/ou tamanho o produto permanece fixo em determinada posição enquanto são trazidos até o local onde são necessários materiais, máquinas e pessoas.

Arranjo Físico Linear(em Linha)
A disposição dos locais de trabalho obedece a sequência de processamento do produto buscando otimizar a movimentação de material. Características:
Lógica para arranjar a posição relativa dos recursos: seqüência de etapas do processo de agregação de valor Grandes volumes de fluxo que percorrem seqüência muito similar Custos baixos e alta eficiência Compromisso: eficiência x flexibilidadeArranjo Físico Linear (em Linha)

Arranjo Físico Funcional
É referenciado como arranjo físico departamental, por processo, Sua característica fundamental é o agrupamento de operações de um mesmo tipo. Em resumo este arranjo físico tem as seguintes características: • Manuseio elevado de material; • Complexo controle de produção; • Grande quantidade de material em processo; • Máquinas de usogeral; • Pequeno investimento total inicial; • Grande flexibilidade; • Baixa produtividade; • Facilidade de contornar quebras de equipamentos; • O pessoal deve ter maiores habilidades; • Grande utilização das máquinas.

Arranjo Físico Funcional


Exemplo: Processo de Fabricação Industrial
Fresagem

Exemplo de Layout Funcional (Fábrica)

Montagem & Teste

Esmerilhamento

Furação...
tracking img