Laser

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP – Universidade Paulista

“RAIO LASER E SUAS APLICAÇÕES NA CIÊNCIA E TECNOLOGIA”

Araçatuba
Novembro 2010

UNIP – Universidade Paulista

TRABALHO INTEGRADO
2º SEMESTRE – ENGENHARIA BÁSICO

SUMÁRIO

I. Introdução..................................................................................................................4 II. RevisãoBibliográfica...............................................................................................7 III. Aplicação na Ciência e Tecnologia....................................................................14 IV. Impactos Produzidos.............................................................................................18 V.Efeito do Trabalho na Formação doAluno.............................................................22 VI. Conclusões........................................................................................................24
VII. Bibliografia Utilizada......................... ...............................................................25

I. Introdução:

Quem apresentou ao mundo o raio laser foi a ficção científica. Atualmente, é um componente essencial da moderna tecnologia, usadosob múltiplas formas, desde aparelhos audiovisuais até instrumentos médicos e equipamentos de defesa militar.
O raio laser é um tipo de radiação eletromagnética visível ao olho humano. Laser é uma palavra que é formada a partir das palavras light amplification by stimulated emission of radiation, que juntas significam “amplificação da luz por emissão estimulada por radiação”. O laser possuicaracterísticas especiais como, por exemplo, ela ser monocromática, coerente e colimada, além de ter larga aplicação tecnológica e científica que vem se expandindo cada dia mais.
A luz do laser além de ser monocromática, ou seja, constituída por radiações de uma única freqüência, é muito potente em razão da grande concentração de energia em pequenas áreas (pequenos feixes). O feixe delaser é muito potente, podendo ter brilho superior ao da luz emitida por uma lâmpada.
Em 1905, Albert Einstein postulou que a luz é formada por pacotes discretos e bem determinados de energia (quantas), mais tarde chamados de fótons. Em 1913 o dinamarquês Niels Bohr apresentou seu modelo de átomo, onde os elétrons orbitam o núcleo em níveis bem determinados, sendo que só podem "saltar" de umnível para outro se receberem ou emitirem fótons com a quantidade de energia (que pode ser expressa pelo seu comprimento de onda) exata exigida para o salto completo.
O físico Albert Einstein, no ano de 1916, lançou as bases para a criação do laser a partir das teorias de Max Plank, físico alemão, que descobriu que átomos ou moléculas absorviam ou emitiam energia apenas em quantidadesdiscretas, ou seja, em parcelas pequenas e muito bem definidas. Definiu o conceito de QUANTUM como sendo a quantidade de energia que pode ser emitida ou absorvida na forma de radiação eletromagnética.
No entanto essas bases ficaram esquecidas durante a Segunda Guerra Mundial. Foi em 1953, trinta e sete anos depois, que cientistas conseguiram produzir o primeiro laser, ou melhor dizendo, umdispositivo bastante similar a um laser, pois ele não tinha a capacidade de omitir ondas de forma contínua. Apesar de não ter sido o criador do laser, A. Einstein leva o crédito por ter sido o cientista que descobriu o efeito físico existente por detrás do funcionamento do laser, a emissão estimulada, essa que é a condição necessária para se ter o equilíbrio térmico da radiação com a matéria.
Oraio laser é essencial às modernas comunicações. Foi descoberto no final da década de 50 por dois cientistas: Arthur Schawlow e Charles Townes. Durante a Segunda Guerra Mundial, Townes especializou-se em radar e microondas. Descobriu que as moléculas e as microondas podiam interagir. Depois da guerra, concentrou suas atenções em algo que conhecemos hoje como "espectroscopia", ou seja, o estudo da...
tracking img