Teoria da adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Para aclarar o que sejam as funções administrativas, Fayol define o ato de administrar como sendo: prever, organizar,
comandar, coordenar e controlar.
As funções administrativas englobam oselementos da Administração, istoé, as funções do administrador, a saber:
1.Planejar: visualizar o futuro e traçar o programa de ação.
2.Organizar: constituir o duplo organismo material e social da empresa.3.Comandar: dirigir e orientar o pessoal.
4.Coordenar: ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos.
5.Controlar: verificar que tudo ocorra de acordo com as regrasestabelecidas e as ordens dadas.

Jules Henri Fayol, nascido em Istambul em 29-07-1841, filho de pais franceses. Seu pai, André Fayol, um contramestre em metalurgia. Casou-se com Adélaide Saulé e teve trêsfilhos, Marie Henriette, Madaleine e Henri Joseph, este sempre hostil as idéias do pai.

Formado em engenharia de Minas em St. Etienne, aos 19 anos, passou a trabalhar em uma empresa de minas,metalúrgica e carbonífera, onde desenvolveu sua carreira de engenheiro administrador e como teórico de gestão. Foi considerado o primeiro pensador da gestão e o pai da idéia da organização estrutural dasempresas por funções. Vivendo as conseqüências da Revolução Industrial, tornou-se Gerente de Minas aos 25 anos.

Fayol, foi um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, foi fundador da TeoriaClássica da Administração e autor de Administração Industrial Geral.

Criou o Centro de Estudos Administrativos, onde semanalmente reuniam-se pessoas interessadas na administração de negócioscomerciais, industriais e governamentais, contribuindo para a difusão das doutrinas administrativas. Entre seus seguidores estavam alguns nomes como: Luther Guilick, James D. Mooney, Oliver Sheldon eLyndal F. Urwick.

Jules Henri Fayol, nascido em Istambul em 29-07-1841, filho de pais franceses. Seu pai, André Fayol, um contramestre em metalurgia. Casou-se com Adélaide Saulé e teve três filhos,...
tracking img