Lagosta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Luis Antonio Alves de Lima
224010003
GASV2A

Cozinha Básica
“Ostra”

A ostra é um molusco muito apreciado na culinária por diversos povos. É um animal rico em zinco, um dos nutrientesrequeridos para a produção da testosterona (hormônio masculino).
Algumas receitas exigem o pré-cozimento dos moluscos e a retirada das cascas, sendo que neste caso, o ideal é cozer os animais em uma panelatampada, com água suficiente para cobrir o fundo da panela, em fogo brando.

Devem ser mantidas refrigeradas (4º - 6º) por até três dias após a despesca, sempre com a parte lisa para cima.

Asostras podem ser encontradas em todos os mares do mundo, menos em águas muito frias e/ou poluídas. No início, estes moluscos vivem soltos nas águas e na areia e com o passar do tempo fixam-se nas rochas.Se alimentam de plâncton, algas e alimentos diversos em suspensão, que ficam presos no seu muco e de lá são transportados até a boca.

Quando precisa se alimentar, a ostra abre as conchas esuga a água para dela retirar seus nutrientes. Quando a temperatura passa dos 10°C, as ostras costumam ingerir mais alimentos, chegando a filtrar, cada uma delas, até 5 litros de água por hora.Pesquisando os tipos de cultivo de ostra, verifiquei dois tipos:
Sistema de Lanternas
O produtor deverá comprar de laboratórios especializados sementes de qualidade, com tamanho entre 5 e 7mm. Utilizandoo sistema de lanternas, tais lanternas, contendo as sementes, devem ser amarradas no espinhel de 50m de comprimento instalado no mar, espaçadas 1m uma da outra.
Sistema Espinhel ou long-lines
Oslong-lines de cultivo apresentam um cabo mestre de 25 mm de diâmetro com comprimento médio de 100 m, possibilitando a ancoração com poitas ou estacas de 2 metros enterradas no fundo. A sustentação docabo de superfície é mantida com auxilio de flutuadores, amarrados a cada 2 metros.

As chamadas “sementes de ostra” são os indivíduos que já sofreram metamorfose completa, passando da fase larval...
tracking img