Demanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS - UNIPAC
DE GOVERNADOR VALADARES
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO






DIACKES DIARLI FERNANDES DE SOUZA
KARMEM HEIDERICK SILVA
KÁTIELISIA LEÃO SILVA
LUDIMILA RODRIGUES DA SILVA
TIAGO CARDOSO ALVES









PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO I
PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA DEMANDA:
NATUREZA DA DEMANDAGOVERNADOR VALADARES
2013
DIACKES DIARLI FERNANDES DE SOUZA
KARMEM HEIDERICK SILVA
KÁTIELISIA LEÃO SILVA
LUDIMILA RODRIGUES DA SILVA
TIAGO CARDOSO ALVES










PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO I
PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA DEMANDA:
NATUREZA DA DEMANDA










Trabalho apresentado à disciplina de Planejamento eControle da Produção I – PCP I do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Presidente Antonio Carlos de Governador Valadares, como requisito para avaliação parcial da disciplina.

Professor (a): Walther Anastácio Jr.









GOVERNADOR VALADARES
2013
ÍNDICE


1 INTRODUÇÃO 4
2 CONCEITO DE DEMANDA 5
2.1 Padrões de Demanda 5
2.2 ANatureza da Demanda 5
2.3 A Variação da Demanda 6
2.4 A Importância da Demanda 6
3 LEI DA DEMANDA 8
3.1 Ignorando a Demanda........................................................................................................9

4 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................................12










1 INTRODUÇÃOO conhecimento e a previsão da demanda são vitais para o bom atendimento dos clientes e ainda para o próprio funcionamento da empresa. Se não tivermos uma clara previsão sobre a demanda, e principalmente sobre suas oscilações do mercado, poderemos sofrer com a falta ou excesso de mercadorias, em ambas as situações as consequências podem ser catastróficas.
Em um mercadocompetitivo, como o que vivemos, a falta de mercadorias, normalmente, vai afastar clientes e ainda passar uma imagem negativa sobre o negócio. É mais caro e difícil reconquistar um cliente perdido do que atrair dez novos clientes, e ainda existe o fator boca-a-boca: Imaginem um cliente com grande poder de influência e insatisfeito com seus serviços.2 CONCEITO DE DEMANDA


Em um processo de produção a “demanda”, (ou procura) é a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um dado mercado, durante um determinado tempo. Essa demanda é influenciada por uma série de fatores que se estendem desde as condições macroeconômicas até questões operacionais, como adisponibilidade do produto e preço no ponto-de-venda.
A demanda pode ser interpretada como procura, mas nem sempre como consumo, uma vez que é possível demandar (desejar) e não consumir (adquirir) um bem ou serviço. A quantidade de um bem que os compradores desejam e podem comprar é chamada de quantidade demandada.


2.1 Padrões de Demanda



Inicialmente, diferenciam-se duas situaçõesde demanda, denominadas demanda pontual e demanda repetitiva. No primeiro caso, tem-se um pico de demanda, que ocorre de forma concentrada no tempo e depois desaparece ou diminui significativamente. Como exemplo, podemos citar a demanda por vacinas durante uma campanha de vacinação ou a demanda por enfeites natalinos. Nestes casos, o gestor faz uma previsão de demanda e, com base nesta, decidequanto adquirir do produto para o atendimento da demanda. Os erros de previsão de demanda implicarão na falta ou excesso de produto, e a dificuldade de previsão está associada à falta de histórico de demanda confiável.
Para itens com demanda repetitiva, a demanda pode ser classificada em demanda dependente ou independente.




2.2 A Natureza da Demanda





De acordo com...
tracking img