Curiosidades do gesso acartonado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Vantagens e desvantagens do gesso acartonado
maio 10, 2007 às 9:18 am · Arquivado em Notícias
O gesso acartonado chegou ao mercado brasileiro a menos de um ano. Ele é um sistema construtivo a seco que utiliza chapas de gesso acartonado fixadas sobre estruturas metálicas. O material é utilizado na parte interna da construção. Mas será que é um bom negócio trocar a alvenaria pelo gessoacartonado?
As vantagens são tentadoras quando se trata de estética e praticidade. As paredes de gesso acartonado podem ter qualquer forma e receber qualquer tipo de acabamento, além de serem resistentes ao fogo e mais baratas do que as convencionais. Uma outra vantagem é que as instalações elétricas, hidráulicas e telefônicas são executadas e testadas durante a construção das paredes, evitando areabertura das mesmas, o que resultaria em desperdício de materiais e mão-de-obra. Segundo o chefe de obras do Unasp, Guilherme Oliveira, as desvantagens deste produto são o pouco tempo de durabilidade e o custo elevado da mão-de-obra.
http://engenhariaunasp.wordpress.com/2007/05/10/vantagens-e-desvantagens-do-gesso-acartonado/

LFG - Gesso Acartonado |
   FERRAMENTA QUE AGREGA HISTÓRIA EPRATICIDADE
    Um dos mais antigos materiais de construção, o gesso pode ser usado com segurança nas mais diversas obras
    
    O gesso é um dos mais antigos materiais de construção fabricados pelo homem, como a cal e a terracota. Sua obtenção consiste simplesmente num aquecimento a uma temperatura não muito elevada, cerca de 160º C, e uma posterior redução a pó, de um mineral relativamente abundantena natureza: a pedra de gesso ou a gipsita. Deve-se a generalização do emprego do gesso na construção civil na França, a uma lei de Luiz XIV, promulgada em 1667. 
    No século XVIII, a utilização do gesso na construção foi tão generalizada na França, ao ponto de, do montante das construções existentes, 75 % dos hotéis e a totalidade dos prédios públicos e populares serem realizados em panos demadeira e argamassa de gesso, e para as novas construções ou as reformas, cerca de 95% serem feitas em gesso. Nessa época, a fabricação do gesso era empírica. Credita-se à Academia de Ciências Francesas, os primeiros estudos científicos dos fenômenos, que são a base da preparação do gesso. 
    Em Novo Hamburgo, um especialista na área fala do emprego desta prática nas construções atuais. RodrigoLuis Jung, proprietário da LFG Gessos fala das maravilhas que podem ser feitas nos ambientes a partir do uso do gesso acartonado, bem como suas vantagens. A LFG tem fabricação própria de placas em gesso convencional (medida 0,70 x 0,70) e também fornece acessórios para gesseiros.
    
    - Quais as principais diferenças e vantagens do gesso convencional para o gesso acartonado? 
    Gessoacartonado tem maior resistência mecânica que o convencional, evitando-se o problema das trincas, muito comum no gesso convencional. Além disso, o papel cartão que reveste o gesso acartonado, isola o gesso, permitindo assim evitar outro problema tão comum no gesso convencional que é o amarelamento. 
    
    - Quais as vantagens das paredes e forros de gesso acartonado? 
    • Economia - Obra semdesperdício e execução sem entulho. 
    • Praticidade - facilidade na alteração do lay out, rapidez na execução, limpeza e facilidade de acesso às instalações para manutenção. 
    • Conforto - Alto desempenho de isolamento termo-acústico e aumento da área útil. 
    
    - O que é forro de gesso acartonado? 
    O forro é formado por chapas fixadas em peças de aço galvanizado. Eleproporciona uma superfície lisa e pronta para o acabamento. É de excelente qualidade, pois é durável, não amarela e não trinca com o tempo. 
    
    - O que é painel de gesso acartonado? 
    O painel de gesso acartonado é composto por um miolo de gesso revestido por um cartão especial. O chapa de gesso é utilizada há mais de 100 anos, nos países mais desenvolvidos do mundo, para execução de paredes...
tracking img