Monografia sobre obesidade infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 53 (13006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


A obesidade infantil é considerada como uma doença do século XXI, por ter tido um crescimento muito grande durante as duas últimas décadas (CRESPO; CURELL; CURELL, 2006).
Nos últimos vinte anos, a incidência de obesidade infanto-juvenil no Brasil cresceu 240%, de acordo com os dados que constam no “Projeto Escola Saudável”, documento que a Sociedade Brasileira deEndocrinologia e Metabologia (SBEM) e outras instituições encaminharam aos ministérios da Saúde e da Educação pedindo socorro.
Estudos realizados em algumas cidades brasileiras como Recife, mostram que o sobrepeso e a obesidade já atingem trinta por cento ou mais das crianças e adolescentes, o que pôde ser observado nos estágios realizados em algumas escolas da cidade de Salvador, o que não eravisto com tanta facilidade anos atrás (OLIVEIRA, 2003).
Com a realização deste projeto queremos responder algumas dúvidas, como por exemplo: filhos gordinhos ainda são vistos pelos pais como crianças saudáveis?
Através da implantação do referido projeto em instituições públicas de ensino, queremos analisar como a escola, por meio da mudança do estilo de vida e da merenda escolar,tem contribuído para o aumento da obesidade infanto-juvenil. Além de perceber se estas escolas têm a preocupação de desenvolver projetos ou ações que busquem reduzir este crescimento. Verificaremos se existe alguma medida tomada pelo governo para reduzir a obesidade na população brasileira.
Devido a uma presença maior de crianças e adolescentes que aparentavam estar acima do seu índice demassa corporal, temos como objetivo central, constatar como a merenda escolar e a mudança de estilo de vida têm influenciado no aumento da obesidade infanto-juvenil.
Temos como objetivos específicos, descrever quais os cuidados dados pelas escolas à merenda escolar; constatar se há uma preocupação dos pais em relação à alimentação dos filhos; comparar os hábitos alimentares e o consumo demerenda entre estudantes de sete e quatorze anos de idade de duas escolas públicas.
Durante o início deste projeto hipóteses foram levantadas e durante o desenvolvimento foram solucionadas, são elas:


✓ Nas escolas públicas as merendas comercializadas favorecem mais o aumento da obesidade do que a merenda fornecida pela escola.
✓ A quantidade de horas passadas pordia pelos alunos em frente a mídia, tem contribuído para incidência da obesidade infanto-juvenil.
✓ A mudança do estilo de vida vivido pela sociedade atual tem colaborado para alterações nos hábitos alimentares de crianças e adolescentes.
✓ A diminuição no consumo de frutas e verduras no cardápio tem elevado o número de crianças obesas nas escolas estudadas.Esta monografia foi realizada na cidade de Salvador-Ba, em duas Instituições de Ensino Fundamental, da rede pública de 1ª a 8ª séries, ambas localizadas no centro da cidade, com cem estudantes de idades de sete e quatorze anos, os quais serão selecionados de acordo com a sua idade.
O tipo de pesquisa realizada foi uma pesquisa de questionário (segue em apêndice), onde inicialmente houve avisita nas instituições para ser apresentado o projeto, ao ser autorizado pela direção de ambas às escolas, iniciou-se o período de observação do comportamento dos alunos durante a merenda. Este período foi realizado durante uma semana em momentos alternados, durante o período da manhã observou-se uma instituição escolar e no período da tarde a outra instituição.
Intercalado ao período deobservação, ocorreu a realização dos questionários, que com a ajuda de professores e funcionários foram selecionados primeiramente cinqüenta alunos de sete anos (25 de cada instituição), explicado aos mesmos que se tratava de um questionário acadêmico e em seguida leu-se as questões, pois a maioria dos alunos encontrava-se na fase de alfabetização e ainda não dominavam com fluência a leitura. A...
tracking img