Micro ciencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
terça-feira, 26 de abril de 2011

Monografia

INTRODUÇÃO




O objetivo principal deste presente trabalho é elaborar um website baseado em um tema e subtema sugeridos pela Universidade e focalizar em um problema. O tema escolhido foi Ciências da Saúde e o subtema Nutrição, com ênfase no problema da obesidade infantil, pois trata-se de um problema atual e muito discutido porprofissionais da área.
No primeiro capítulo abordaremos as questões sobre Ciências da Saúde, Nutrição e Obesidade Infantil, formulando seus problemas e hipóteses, identificando o objetivo desta pesquisa e a metodologia utilizada.
A nutrição é o controle da relação que o homem tem com os alimentos para preservar sua saúde. O nutricionista tem o trabalho de encontrar um equilíbrio naquiloque seu paciente precisa comer. Ele define os cardápios das refeições e sugere pratos e dietas para aqueles que precisam de acompanhamento alimentar específico.
No segundo capítulo citaremos alguns autores, como Carolina de Alvarenga Sales, Patrícia Zamberlan, Ana Paula Alves da Silva e a Organização Mundial da Saúde, que discutem sobre o tema principal do trabalho, a obesidade infantil,seus motivos, modos de prevenção e seus tipos de tratamento, comparando a teoria com a prática.
Atualmente, a obesidade é considerada epidêmica e um caso de saúde pública. A obesidade infantil não é mais um problema estético, e sim uma doença que pode causar sérios problemas de saúde, como diabetes tipo 2, hipertensão arterial, entre outros; além de causar depressão e baixa autoestima. Aobesidade infantil é consequência de diversos fatores, sendo os principais a alimentação errada e em demasia, junto com a falta de exercícios. Um dos modos de prevenir a obesidade é a nutrição adequada da criança.
E por fim, no terceiro capítulo falaremos sobre a construção do site, como a utilização da tipografia, layout e paleta de cores, além da descrição do público-alvo.


Capítulo 1.0CERCANDO O TEMA




1.1 TEMA


Nutrição – Obesidade infantil.




1.2 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA




Considerando o campo da saúde, quais são as precauções e os tratamentos para a obesidade infantil?




1.3 FORMULAÇÃO DAS HIPÓTESES




•         A alimentação saudável é importante desde o início da vida;
•         A obesidade pode causar doenças graves;•         Há influência de fatores ambientais e biológicos no desenvolvimento da obesidade.




1.4 DETERMINAÇÕES DOS OBJETIVOS




Geral:
•         Um estudo sobre as Ciências da Saúde, no campo da Nutrição.
A Organização Mundial de Saúde (2006), define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social”. Porém, para ter boa saúde a pessoa precisa de uma nutriçãoadequada, além de viver em condições igualmente adequadas de habitação e de higiene. O estado de saúde é dinâmico, pois a todo o momento nosso organismo se reajusta a uma vasta gama de situações internas e externas. Ainda de acordo com a OMS (2006), a Ciência da Saúde é uma área de estudos relacionada com vida, com a saúde e com a doença. Alguns princípios metodológicos e atuações são utilizadospor essa ciência, na fase diagnostica, de atuação e de acompanhamento: sondagem, exames laboratoriais e testes, indicação de medicamentos, massagens, atividades físicas, avaliações clínicas e retornos periódicos são exemplos. A nutrição está inclusa nos estudos das Ciências da Saúde.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (2009), a nutrição pode ser definida como a ingestão de alimentosou ciência que estuda a composição dos alimentos, levando em consideração as necessidades nutricionais do indivíduo. A boa nutrição com dieta adequada e balanceada, combinada com atividade física regular são fundamentais para uma boa saúde. A má nutrição pode levar à redução da imunidade, aumento da suscetibilidade a doenças, sendo prejudicial ao desenvolvimento físico e mental, reduzindo...
tracking img