Ku klux kan

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2249 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ku Klux Klan e o preconceito racial
1- Introdução
A palavra Ku Klux Klan provém da palavra grega kyklos (círculo). Trata-se de uma organização sócio-religiosa fundada em 1865, no Tennessee, Estados Unidos. Devido ao fato de um dos fundadores da organização ser de origem escocesa, foi adotada a palavra “klan”, em harmonia com a ortografia adotada. 

Tudo se iniciou após a Guerra de Secessão nosEUA, quando um grupo de rapazes decidiu fazer brincadeiras à noite. Para isso, se fantasiaram com panos e capuzes e passaram a assustar os negros recém-libertados. Esses, geralmente supersticiosas e sem instrução, acreditavam se deparar com fantasmas. 
2- Desenvolvimento
O fantasma da Ku Klux Klan (KKK), organização racista e violenta que chegou a ter até dois milhões de membros durante osanos 20 do século passado, ainda assombra a memória dos americanos.
A KKK convocava a nostalgia do sul escravocrata do país e se distinguia por seus rituais, entre eles marchas com tochas, além das roupas e capuzes brancos com símbolos astrológicos usados por seus membros.
No ano seguinte, a Ku Klux Klan se transformou em uma força paramilitar sob a liderança de ex-oficiais sulistas, sendo o generalNathan Bedford Forrest o primeiro "grande bruxo imperial" do "império invisível".

O objetivo da organização era causar terror entre os ex-escravos, que conseguiram a liberdade em 1867, e de "pôr fim ao dogma da igualdade racial". Seus membros encapuzados pretendiam conquistar pela violência o que a sangrenta guerra civil e as urnas lhes tiraram: a supremacia branca no sul.

Esta primeira KKKcomeçou a desaparecer progressivamente, enquanto os conservadores do sul, aliados do Partido Democrata, voltavam com as marchas e instauravam leis segregacionistas inflexíveis.

Em 1915 a nova Ku Klux Klan emergiu, atacando não apenas os negros, mas também a Igreja Católica, acusada de maquinações antiamericanas, os judeus, os novos imigrantes e todos os que enfrentassem a ordem moral estabelecida.

Noinício de 1920, esta KKK atraiu milhões de simpatizantes, inclusive políticos influentes. Em agosto de 1925, 40 mil de seus membros marcharam em frente à Casa Branca.

Mas discórdias, divisões e escândalos começaram a enfraquecer a organização até fazê-la desaparecer no fim dos anos 1930.

No entanto, voltou a surgir em 1945 em alguns estados do sul e o movimento de reivindicação de direitoscivis nos anos 60 deu à organização o cenário para se manifestar novamente. Mas não passou muito tempo até que seus atos violentos fossem de encontro à opinião pública e isto contribuiu, em grande parte, para a sua marginalização.
O que começou como uma brincadeira logo mudou de natureza. Os desfiles mascarados, realizados pelos seis amigos, tinham como objetivo aterrorizar os negros, sem instrução esupersticiosos, que acreditavam cruzar com os fantasmas dos confederados mortos em combate. Instrumentalizavam, portanto, o medo do além. Os sulistas empobrecidos viram nisso uma oportunidade de trazer de volta para o trabalho nas plantações os 4 milhões de negros que Abraham Lincoln tinha liberado com a Proclamação da Emancipação de 1o de janeiro de 1863. Não precisava de mais nada para osencapuzados seguirem com sua perseguição. Sob o pretexto de manter a ordem, divertiam-se em aterrorizar os negros, utilizando diversos dispositivos para dar credibilidade a seus poderes sobrenaturais: ossos de esqueletos escondidos sob os tecidos com que se cobriam, para apertar a mão dos antigos escravos alforriados, abóboras habilmente recortadas, que colocavam e retiravam rapidamente, para evocar alenda do cavaleiro sem cabeça etc.
A Klan adquiriu, assim, uma sólida notoriedade na região. Para evitar as denúncias, o segredo se tornou um componente essencial da pequena comunidade, ajudado pelo anonimato garantido pelo capuz e reforçado pelo uso de títulos esotéricos e rituais iniciático: numa seleção impiedosa, o infeliz candidato a membro era punido por sua curiosidade, sendo fechado em...
tracking img