Comercio de oculos no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
E o vento levou... - Guerra de Secessão - EUA.
A Letra Escarlate - Revolução Puritana.
Cromwell, o chanceler de Ferro - Revolução Puritana na Inglaterra.
Amistad
"Norte contra o Sul - Guerra De Secessão"
Uma nação que vê seus filhos guerrearem, o Norte contra o Sul, a Guerra Civil Americana(1861 - 1865), uma das mais sangrentas da História.Conflito de interesses, enquanto o Norte passava porum período de expansão econômica graças à industrialização, à proteção ao mercado interno e à mão-de-obra livre e assalariada, a economia do Sul dependia da exportação de produtos agropecuários - especialmente do algodão, cujas exportações eram a principal fonte de renda. A agropecuária do sul, por sua vez, dependia muito do uso do trabalho escravo. Para o Norte era preciso modernizar o Sul. Parao Sul era necessário se manter sem a interferência do Norte.Em Gettysburg, uma pequena cidade, no interior do Estado da Pennsylvania, foi travada a maior batalha da Guerra Civil Americana. Os exércitos inimigos do Norte e do Sul, com um contingente de 150 mil homens, enfrentaram-se durante os dias 1, 2 e 3 de Julho de 1863 e sofreram 53 mil baixas. A batalha de Gettysburg foi vencida pelas tropasdo Norte e inverteu o rumo da Guerra Civil, até então totalmente favorável aos rebeldes do Sul.
A Guerra Civil Americana ou Guerra de Secessão foi vital para o desenvolvimento capitalista dos Estados Unidos, pois somente com o seu término criou-se no país um mercado unificado, baseado no modelo industrial nortista, representando assim, o primeiro grande passo para o avanço capitalista, quelevará os Estados Unidos à condição de principal potência hegemônica do mundo no século XX.
No Sul o ódio racial aumentou, com a libertação dos escravos, foi formada, por brancos, uma das piores organizações racistas de todos os tempos, a Ku Klux Kan, em seu período mais forte, foi localizada em estados como Texas e Mississipi.
Foram feitos muitos filmes sobre a Guerra, Nascimento de Uma Nação, mostraa formação da Ku Klux Klan, realizado em 1915, por D.W. Griffith, é uma apologia a organização racista que se torna heroíca. Griffith era filho de plantadores do Kentucky, e mostra uma visão racista dos acontecimentos.
Outro filme interessante foi feito para a TV, "Gods and Generals", mostrando o inicio do conflito e as três primeiras grandes batalhas: Manassas; Frederickbsburg eChancellorsville.
http://dan-poucodetudo.blogspot.com/2008/01/norte-contra-o-sul-guerra-de-secesso.html 21/05/2010 17:58:43
Cavalgada Com o Diabo é um drama de guerra bonito e extremamente bem filmado, embora cansativo durante considerável parte da projeção. De todo modo, sua pretensão não é a de ser um épico "comercial", mas sim uma análise do ótimo diretor Ang Lee (Tempestado no Gelo e do badaladíssimo OTigre e o Dragão)sobre pessoas comuns, com virtudes e defeitos, que, por motivos distintos, acabaram tendo suas vidas afetadas pela Guerra de Secessão. Duas características peculiares e interessantes do filme são as seguintes: 1) os protagonistas são confederados e não abolicionistas (federalistas); 2) enfoca-se os combates de guerrilha travados na fronteira Kansas/Missouri, distante dos principaiscampos de batalha. Portanto, em vez de fortemente armados e bem alimentados soldados profissionais, o que vemos são civis pouco organizados e mal abastecidos. Jack Bull Chiles (Skeet Ulrich, em ótima atuação) é um rapaz aparentemente frágil, mas que amadurece bastante após seu pai ser friamente assassinado por abolicionistas. Seu grande amigo, Jake Roedel (Tobey Maguire, de Garotos Incríveis) é umidealista. Não que ele seja a favor da escravidão, mas sim contra a invasão e destruição de propriedades com meio de forçar a abolição. Jake Roedel, na minha opinião, não foi muito bem desenvolvido pela trama, principalmente por não ter sido apresentada nenhuma mudança de seu comportamento ao longo dos árduos meses de guerrilha, fome, privações e violência insana. Sem dúvida, o personagem mais...
tracking img