Giuliane

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dados do Autor
Nascido em Porto Alegre, em 1937, é autor de 53 livros, em vários gêneros: conto, romance, crônica, ficção juvenil, ensaio. Obras suas foram publicadas nos Estados Unidos, França,Alemanha, Espanha, Portugal, Inglaterra, Itália, Tchecoslováquia, Suécia, Noruega, Polônia, Bulgária, Japão, Argentina, Colômbia, Venezuela, México, Canadá, Israel e outros países, com grande repercussãocrítica.
Recebeu vários prêmios, entre os quais: Academia Mineira de Letras (1968), Joaquim Manuel de Macedo (1974), Érico Veríssimo (1975), Cidade de Porto Alegre (1976), Brasília (1977),Guimarães Rosa (1977), Associação Paulista de Críticos de Arte (1980), Casa de las Américas (1989), José Lins do Rego, da Academia Brasileira de Letras (1998), Jabuti (1988, 1993 e 2000, neste último ano por AMulher que Escreveu a Bíblia). Tem trabalhos adaptados para cinema, tevê, teatro e rádio. É colunista dos jornais Zero Hora (Porto Alegre) e Folha de S. Paulo. Foi professor visitante nasUniversidades de Brown e Austin.
A vocação para a literatura surgiu cedo. Os pais, imigrantes judeus-russos moradores no bairro do Bom Fim em Porto Alegre, eram grandes contadores; a mãe, professora, iniciou-ocedo na leitura. Logo estava escrevendo historinhas que circulavam no bairro. Mais tarde, estudante de Medicina, publicou vários contos. Sua primeira obra de importância apareceu em 1968; era OCarnaval dos Animais, um livro de contos que alcançou grande repercussão crítica.
Duas influências são importantes na obra de Scliar. Uma é sua condição de filho de imigrantes; a outra é sua formação comomédico de saúde pública, porta de entrada para a realidade social brasileira. Em sua carreira, papel importante é reservado à literatura juvenil, que define como "um reencontro com o jovem leitor quefui um leitor que procurava nos livros um sentido para a vida e para o mundo”.

Contexto Histórico
Revolução Russa, democracia popular diferente da democracia burguesa, com Lênin sendo um...
tracking img