Tempo de matar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do filme: "Tempo de Matar"
Sumário
Introdução
1.  O Estupro
2.  Uma questão de Justiça
3.  O Julgamento
Conclusão
Bibliografia

Introdução
            Nem sempre a abordagem pura e simples dos fatos à luz da legislação é suficiente para que um advogado ganhe uma causa.  A justiça não segue verdadeiramente a letra fria da lei.  Há que se saber diferenciar o direito, o direitopositivo, e a justiça.
            O direito é a idéia que cada indivíduo traz dentro de si sobre o que é correto;  é o que cada um de nós pensa a respeito de como deveria ser o texto legal; é o que alguns filósofos convencionaram chamar de direito divino, o direito acima de qualquer crítica, sem erros, o direito justo, moral, ético, utópico, que é buscado pelas pessoas de bem e pelas sociedades.            Já o direito positivo é aquele ideal colocado no papel, nos códigos; é a letra da lei, a dura lex, sed lex; fruto de negociação entre pessoas que têm idéias diferentes sobre o que é o direito, sujeitos com objetivos diversificados, que nem sempre estão interessados em colocar o bem comum à frente de seu lucro pessoal.  O direito positivo é mais freqüentemente filho da política que da ética.            A justiça, por fim, é o produto do direito positivo interpretado pelos julgadores, que lhe aplicam seus filtros culturais, filosóficos, emocionais, circunstanciais, morais, éticos e individuais, ou seja, é a lei amaciada pela idéia pessoal de direito de cada juiz.
            O filme Tempo de Matar aborda exatamente esses temas, mostrando que nem sempre é possível fazer justiçacumprindo-se a lei; nem sempre a aplicação da lei leva à justiça e um causídico, em sua busca pela justiça, precisa se valer de recursos não previstos na lei.

1.   O Estupro
            Em uma pequena cidade rural, no sul do Estados Unidos da América, altamente racista e tradicionalista, com 70% de população branca, onde brancos e negros não se misturavam, as atitudes dos brancos em relação aosnegros eram toleradas pela opinião pública e pelos aplicadores da lei.  Numa bela manhã de sol, Tonya, uma menina negra, de 10 anos de idade foi estuprada por dois rapazes brancos e bêbados, em uma estrada deserta, ao retornar das compras que fizera a mando de sua mãe.
            A criança foi encontrada, em estado grave e levada para um hospital, passando vários dias internada, entre a vida e amorte, na UTI.

            Os criminosos foram identificados e presos, inclusive por ter sido encontrado um dos sapatinhos da vítima na caçamba da camionete dos agressores.
            Inconformado e ultrajado, Carl Lee Hailey, pai da menor, procurou Jake Brigance, um jovem advogado, que conhecera quando, meses antes, o causídico defendera seu irmão, e perguntou-lhe se o ajudaria, caso viesse aficar encrencado.  Hailey aproveitou a oportunidade para lembrar que, no ano anterior, um branco, que estuprara uma negra, fora absolvido.  Jake confirmou a informação e se comprometeu a defendê-lo em caso de necessidade.
            Em casa, após colocar sua linda filhinha para dormir, o jovem bacharel comentou o caso com sua esposa, que lhe sugeriu relatar o fato ao xerife.  Brigance,entretanto, não lhe seguiu o conselho, visto estar solidário com Carl Lee.
            Dias depois, os acusados foram levados ao tribunal, fortemente escoltados por policiais.  Mal iniciaram a subida das escadas, foram alvejados por uma rajada de metralhadora, disparada por Hailey, ávido de assegurar-se que aquele crime brutal não ficasse impune.  Acidentalmente atingiu também o joelho de um dospoliciais, que acabou tendo sua perna amputada.
            Jake ficou arrasado e confessou à sua esposa que não falara nada ao xerife.

            Momentos após, Carl foi encontrado em sua casa, entregando-se à polícia, sem resistência.

2.   Uma questão de Justiça
            Brigance, a despeito de se encontrar numa delicada situação financeira, com inúmeras dívidas, incluindo o aluguel de...
tracking img