Kosovo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Kosovo
________________________________________

Como tudo começou
A desavença entre sérvios e albaneses começou em 1389 quando os turco-otomanos derrotaram os sérvios na batalha de Kosovo e em menos de um século dominaram toda a Sérvia. Em 1690 os sérvios emigram em massa de Kosovo, rumo ao norte, dando lugar a albaneses (etnia local convertida ao islamismo). Em 1873-1882, Sérvia eMontenegro se rebelam e finalmente vencem a Turquia. Kosovo continua sob domínio otomano. Em 1904, a Macedônia, então ainda sob domínio turco-otomano, tentou uma rebelião, mas a repressão turca matou 4964 civis e 994 guerrilheiros. Em 1914 o arquiduque Francisco Ferdinando é assassinado por um sérvio na Bósnia. É o pretexto para o início da 1a Guerra Mundial. Em 1941, a Alemanha nazista invade aIugoslávia e guerrilheiros sérvios opõem feroz resistência, cruelmente reprimida.
Em 1991, a Sérvia reage violentamente à independência da Croácia e da Eslovenia, mas termina por engolir o fato consumado.
1992-1995, 3 anos e meio de guerra seguem-se à declaraçao de independência da Bósnia-Herzegovina. Atrocidades provocam pressões internacionais pelo fim do conflito.
Em 1997, com o apoio daAlbania, entra em ação o Exército de Libertação de Kosovo, formado por guerrilheiros separatistas. Em 1998, Milosevic reprime a guerrilha, desencadeando massacres de ambos os lados. Em março de 1999, fracassa a convenção de paz de Rambouillet, na França. No dia 24 começam os bombardeios da Otan.


Como começou a guerra e porquê
No dia 24 de março, na Iugoslávia, iniciou-se uma guerra.De um lado, Kosovo, uma das províncias que constitui a Iugoslávia, lutando pela sua independência, e de outro, o presidente iugoslavo, Slobodan Milosevic, que não quer aceitar tal decisão kosovar.
Kosovo é uma província que tem uma composição étnica e religiosa diferente da maioria da Iugoslávia, que é Sérvia. Os kosovares são de origem albanesa e muçulmana, enquanto os sérvios são cristãosortodoxos.

Como 90% da população de Kosovo é albanesa, iniciou-se um movimento gerado pelos kosovares, que busca a separação de sérvios e albaneses, para que estes últimos tenham sua própria autonomia.
Milosevic afirma que considera Kosovo como o berço do nacionalismo sérvio, pois lá, em 1389, eles foram derrotados pelos invasores do Império Otomano. O presidente também argumenta que querevitar que a Iugoslávia perca mais territórios do que já ocorreu no começo dos anos 90. E, por tais razões, não quer ceder liberdade ao povo kosovar.
A OTAN, alegando motivos humanitários e buscando evitar uma limpeza étnica (se refere a expulsão ou eliminação de uma etnia de um determinado território) promovida por Milosevic para expulsar os kosovares, de etnia albanesa, e fazer dos sérviosa maioria em Kosovo, interviu na guerra e obrigou Milosevic a aceitar o acordo de Rambouillet, que propõe autonomia administrativa e cultural para a província de Kosovo, mas sem independência (já que a OTAN e seus aliados temem que outras regiões acabem sendo influenciadas e, conseqüentemente, independentes).

Tal acordo foi apresentado como sendo a última alternativa para Milosevic depoisde várias propostas lançadas pela OTAN e ignoradas pelo presidente iugoslavo. A OTAN supôs que, bombardeando a Iugoslávia com tropas aéreas, Milosevic se renderia e aceitaria as exigências da Aliança, mas a resistência do presidente aos ataques surpreendeu a OTAN e esta não tem outro plano a não ser entrar com tropas terrestres no território iugoslavo.
Estes bombardeios que iriam servir paraintimidar a Iugoslávia massacraram a própria população kosovar. Ou seja, a OTAN simplesmente facilitou o trabalho dos sérvios, que era fazer uma limpeza étnica na Iugoslávia, especificamente em Kosovo.

Tentativas de acordo de paz
Para encerrar os ataques, a Otan quer que o ditador iugoslvo, Slobodan Milosevic, aceite as bases do acordo de Rambouillet, assinado pelos albaneses de...
tracking img