Metalurgia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (955 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2 - O QUE É METALURGIA?

Metalurgia é a ciência que estuda e gerencia os metais desde sua extração do subsolo até sua transformação em produtos adequados ao uso. Metalurgia designa um conjunto deprocedimentos e técnicas para extração, fabricação, fundição e tratamento dos metais e suas ligas.

2.1 - QUANDO SURGIU?

Calcula-se hoje, que o primeiro contacto com os metais se deu por volta de6000 a 4000 anos A.C. com o uso de óxidos vermelhos (de ferro) em corantes para rituais e práticas funerárias, em decoração e polimento, assim como os minerais azuis e verdes (de cobre).
Os primeirosmetais a serem descobertos foram o ouro, a prata e o cobre.
Provavelmente o ouro foi o primeiro metal a ser descoberto, exatamente por existir quase sempre em forma de pepita, cuja cor é um amarelobonito e que chama a atenção. Era extremamente pesado, podia ser usado como ornamento por ser brilhante e podia ser moldado nas mais variadas formas, pois não era muito duro. Além disso, erapermanente, uma vez que não oxidava nem deteriorava.

2.2 - COMO SURGIU?

Por volta de 6000 A.C., cobre existia no solo em grande quantidade. Era facilmente martelado com o auxílio de pedras, o que lhecausava certo endurecimento, convertendo-se depois em utensílios.
Provavelmente, a primeira produção de metal foi obtida acidentalmente, ao se colocar certos minérios de estanho ou de chumbo numafogueira ou ao se fazer uma fogueira por cima de um punhado de algum destes minérios sobre a terra. O calor de uma fogueira (cerca de 200 °C) e o carvão é o suficiente para derreter e purificar estesminérios, produzindo um pouco de metal. Depois, o estanho e chumbo também podem ser derretidos e moldados numa fogueira comum.

(Os minérios de ferro são normalmente óxidos e para a obtenção de ferrometálico o oxigênio deve ser removido, em geral, combinando-se com carbono. Como o ferro puro tem ponto de fusão acima de 1.500°C, a redução do óxido, ou seja, a remoção do oxigênio resulta em ferro...
tracking img