Resumo tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (312 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme tempos modernos mostra o que é o abuso de trabalho por parte de grandes empresas, onde, na época, as pessoas trabalhavam muito e ganhavam menos do que lhes era merecido,demonstrando as enormes divisões de trabalho entre os operários, o aumento exagerado da produção e também se envolve com a necessidade de sobrevivência dos empregados.
É lógico pensar-se quenuma empresa todos os operários são de importância para o seu bom funcionamento. No entanto, existem especializações em que, dentro de uma indústria, são necessárias de maiores atenções. Ou quepodem ser de grande complexidade que necessitem de um trabalho dividido em etapas, realizadas por diferentes operários. E é isso o que acontece no início do filme, onde Chaplin é umfuncionário cujo ofício é apertar parafusos numa linha de produção e que, com a intensa repetição, acaba lhe causando um ataque de nervos, atrapalhando a produção e lhe custa seu emprego.
Coma constante busca para aumentar a produtividade, surgiram diversos aperfeiçoamentos e inovações tecnológicas que possibilitaram a criação de novas profissões no mercado de trabalho. Podemosobservar, no filme, esta busca por excelência quando a denominada “Auto-alimentadora Bellows” entra em ação, utilizando um operário como cobaia, onde visa alimentá-lo durante o trabalho,eliminando o horário de almoço e assim aumentando o tempo de produção.
De alguma maneira, o ser humano sempre tem que se manter vivo, e para isso ele necessita de uma série deelementos, como água, comida, saneamento básico e uma casa para se morar, e o principal motivo para se trabalhar é justamente ter a condição de possuir todos esses elementos. E é o que Chaplin buscaao decorrer do filme. Ao lado de sua companheira, eles buscam uma vida digna, por meio de seus empregos e, mesmo que não tenham um, eles continuam com um sorriso no rosto e nunca desistem.
tracking img