O mundo como se ve

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula-tema 01: O Mundo Como Você Vê
O cenário contemporâneo nos impõe constantes transformações e mudanças e cada indivíduo compreende-as de forma particular, pois depende da visão de mundo que possui.
Visão de mundo é a forma pela qual vemos, percebemos e interpretamos o mundo e nos ajuda a tomar decisões e responder constantemente às necessidades. A visão de mundo que temos se baseia no modocomo percebemos a realidade e isso inclui, valores pessoais, crenças e atitudes que irão influenciar a forma como agimos e reagimos às diferentes situações cotidianas. Se a sua visão de mundo é mais mecanicista você tenderá a desmembrar um problema - ou um acontecimento qualquer -, em diversas partes, buscando entender seu funcionamento antes de dar uma resposta, mas se for uma visão sistêmica,entenderá que as partes estão intimamente ligadas e tenderá a ver o conjunto dos dados - o todo. Nestes casos, a busca por respostas terá um curso de ação diferente, mas não se pode dizer que há uma visão melhor ou pior de mundo, pois tudo depende de cada realidade.
Nota-se que alguns fenômenos recentes como: as mudanças de ordem econômica, financeira e política de integração dos mercados mundiaisdenominada Globalização e a evolução tecnológica e científica (nanotecnologia, por exemplo); tem gerado preocupação com a sustentabilidade do planeta, a diminuição dos recursos naturais e, conseqüentemente vem modificando a nossa visão de mundo, por abalar conceitos já enraizados e exigir novas formas de atuação inimagináveis num passado recente.
Os valores que possuímos têm fundamentalimportância na formação de nossa visão de mundo, uma vez que estes são a base na formação das atitudes e orientam a vida de pessoas, organizações e países. A sociedade humana fundamenta-se em alguns valores fundamentais, essencialmente: econômicos, éticos, emocionais e espirituais.
De acordo com sua visão de mundo, o homem pode tomar uma atitude mais passiva e buscar se adaptar às mudanças, ou uma atitudemais ativa, mudando, transformando e/ou inovando a sua realidade. Importa saber como as mudanças estão lhe afetando e quais são as possíveis implicações pessoais ou profissionais que elas produzem em cada um.
Tendo em vista que o mundo está em transformação constante, a nossa percepção de futuro também precisa ser dinâmica, portanto atualizar-se, buscando conhecer as tendências, possibilidades deinovação e problemas futuros é fundamental.
É válido lembrar que, por meio da nossa visão de mundo temos a opção de decidir e a possibilidade de influenciar o futuro. Não deixe de exercitar a sua visão de mundo. A cada exercício, melhoramos enquanto observadores, melhoramos como participantes desse universo e passamos a compreender melhor o cenário em que estamos inseridos.
ConceitosFundamentais
Atitudes - tendência de uma pessoa a julgar fatos ou pessoas como favoráveis ou desfavoráveis, bons ou ruins, desejáveis ou indesejáveis.
Biodiversidade - diz respeito a diversidade (variedade) de natureza viva, incluindo plantas, animais e bactérias.
Competências individuais - é o resultado da união de conhecimentos, habilidades e atitudes que permitem ao indivíduo desempenhar com eficáciadeterminadas tarefas.
Crenças - relativa à convicção sobre determinada ideia, independente de sua realidade objetiva, pois sofre infuência de fatores subjetivos e das convicções pessoais, não estando necessáriamente ligada a provas concretas.
Criatividade - processo mental de geração de novas ideias.
Ecossistema - conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinadaregião incluindo animais, plantas e bactérias.
Evolução tecnológica – mudanças e melhorias alcançadas nas ultimas décadas com relação aos recursos computacionais, meio de comunicação e aparatos tecnológicos que auxiliam o homem nas diversas atividades de sua vida.
Fenômeno - acontecimento observável, literalmente “algo que pode ser visto”.
Globalização - fenomeno que diminuiu as barreiras entre...
tracking img