O kosovo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução




Pretendo com esta abordagem ilustrar de uma forma simples e facilmente entendível, aquilo que de facto foi e continua a ser o processo do Kosovo, abordado sob várias perspectivas, correndo o risco de emitir algumas opiniões tendenciosas, mas discutíveis.

Trata-se de um trabalho abrangente em termos de assuntos.

Houve como se compreende dificuldade em seleccionar esintetizar as questões mais importantes e atractivas que concorrem para aquela que é questão fundamental e mais actual: a legalidade do processo de independência do Kosovo, a qual ainda está pendente do Tribunal Internacional de Justiça (TIJ). Embora esta questão não seja directamente respondida neste trabalho, foi minha intenção habilitar os leitores a, pelo menos, poderem emitir uma opinião maisfundamentada, bem como entender o seu futuro como Estado e como possível membro da União Europeia, outra das promessas expectantes do Kosovo.

Foi imperativo recorrer ao passado para uma melhor interpretação e compreensão dos problemas actuais, sendo assim feito um quadro cronológico na abordagem dos diferentes assuntos. O passado remonta a antecedentes muito anteriores ao tempo Jugoslavo, sendoanalisados paralelamente os factores que favorecem a independência e os que travam este processo, nomeadamente as diferenças étnicas, culturais e religiosas.

Será ainda abordada a participação portuguesa, principalmente na sua componente militar, enquadrada na União Europeia, como país produtor de segurança.

Pelo facto de ter vivido e participado neste processo, primeiro como elemento doQuartel-general da KFOR (Kosovo Force) e depois como oficial de ligação da UNMIK (United Nations Mission In Kosovo) em Mitrovica, julgo estar habilitado a emitir algumas opiniões pessoais sobre as decisões tomadas ao longo do processo político do Kosovo.

Por ser um processo em constante mutação, em que o que hoje é verdade, amanhã já poderá não o ser, a realização deste trabalho obrigou a umaconstante pesquisa e actualização, ficando ainda algumas questões por abordar.










1. Dados Gerais


Para uma melhor compreensão da questão do Kosovo torna-se necessário abordar factos relacionados com a sua história e factores que contribuíram para a sua independência.


1.1. Breve historia


O Kosovo tem sido sempre um território disputado na península balcânica.Corresponde à conhecida região da Dardânia na Antiguidade, fez parte dos impérios Romano, Bizantino, Búlgaro, Sérvio e Otomano e, no século XX, passou pelas mãos do Reino da Sérvia, do Império Italiano e da Jugoslávia. Com o domínio Otomano entre 1389 e 1912, esteve sob a dependência de Skopje, tendo-se tornado uma província separada apenas em 1877. Em 1912, apesar de ser uma zona de maioria albanesa,foi integrada na Sérvia e não no principado da Albânia, criado naquele ano. Isto viria a acontecer em 1944 com a ocupação italiana.

Após a reintegração na Jugoslávia tornou-se região autónoma em 1974, embora integrada na república da Sérvia. Em 1989, a autonomia foi-lhe retirada por Slobodan Milosevic, dando origem a um regime de discriminação, que contribuiu para o ressurgimento do sentimentonacionalista Albanês.

Em 1991 declarou a independência que não foi reconhecida pela comunidade internacional.

A tensão entre separatistas de origem albanesa e o governo central da Jugoslávia, liderado pelo presidente nacionalista Slobodan Milosevic aumentou ao longo de 1998. Em Fevereiro 1999 foi tentada a negociação de um acordo de paz (Rambouillet) que colocasse fim aos conflitos entre osguerrilheiros Albaneses e as forças jugoslavas de Milosevic, mas fracassou.

A NATO atacou a Jugoslávia a 24 de Março de 1999, dando início à Guerra do Kosovo. Seguiram-se conflitos entre a guerrilha albanesa e as forças sérvias que resultaram num grande número de refugiados. Em 3 de Junho de 1999, líderes ocidentais e jugoslavos chegaram a acordo para pôr fim à guerra e a 10 de Junho foi...
tracking img