Processo de desmatamento na amazonia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PROCESSO HISTÓRICO DO DESMATAMENTO DO NORDESTE BRASILEIRO: IMPACTOS AMBIENTAIS E ATIVIDADES ECONÔMICAS
Maria Rita Machado 1

RESUMO

Este

artigo

pretende

contribuir

para

a

compreensão

do

processo

de

desmatamento no Nordeste brasileiro, levando em consideração, principalmente, os acontecimentos econômicos que desencadearam o processo de desertificação nestaregião. Com o intuito de melhor fundamentar esta análise, buscou-se levar em consideração o pensamento do engenheiro agrônomo e ecólogo, Vasconcelos Sobrinho.

Palavras-chaves: desmatamento, desertificação, Nordeste brasileiro

Abstract

This paper intends to contribute with understanding of Brazilian northeast deforestation process, considering, mainly, the economics events that unchain thedesertification process at the place. Purposing to improve this analisis base, the Vasconcelos Sobrinho´s thought, engineer, agronomist and ecologist was taked as reference.

Keywords: deforestation, desertification, Northeastern Brazil

Introdução

Abordar a “questão nordestina” levando em consideração a ótica de Vasconcelos Sobrinho, é analisar o Nordeste na sua dimensão ambiental, atravésdos desequilíbrios, do desmatamento, da desertificação e os seus vários biomas.
1

Aluna do mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco.

123

A princípio este estudioso do meio ambiente destacava dois ambientes florestais dessa Região: a Mata Atlântica e a Caatinga. O primeiro margeava grande parte do litoral brasileiro, iniciando a sua paisagem no estado do Rio Grande doNorte, seguindo, em território brasileiro, até o Rio Grande do Sul, ocupando uma área de aproximadamente 1 milhão e 300 mil Km2 (Fonte: Atlas do Município da Mata Atlântica). A história dessa floresta porém, não é apenas história natural, para entendê-la deve-se levar em consideração a história e o contexto das relações de exploração e destruição dos homens com ela. Para isso Sobrinho não comentaapenas a partir da ocupação do território brasileiro pelos portugueses, ele menciona também o papel dos primeiros habitantes do litoral brasileiro, estes eram caçadores que chegaram as planícies sul-americanas há aproximadamente 13 mil anos atrás1 e diferentemente do imaginário da maior parte da população, esses habitantes também exploravam a Mata. Eles se estabeleciam perto dos cursos d’águapara usufruir dos recursos oferecidos pelo lugar, que arborizado atraía, pelos mesmos motivos, os animais a serem caçados. Para realizar a agricultura a técnica utilizada era a coivada, - a queimada - que por vezes fugia ao controle dos índios e destruía uma área muito mais vasta que a desejada, ocasionando, inclusive, a morte de muitos deles. Após a exaustão do lugar a tribo procurava outro localpara se fixar e realizar o mesmo procedimento para o estabelecimento da tribo, enquanto isso a área abandonada ficava se regenerando e se tornava uma mata secundária relativamente densa, 20 ou 30 anos depois. A exploração da floresta pelos índios de certa forma era estabelecida através da troca, afinal eles necessitavam da renovação das áreas queimadas para uma futura exploração. A segunda levapopulacional que chegou ao litoral brasileiro é mais conhecida e deu início a colonização européia em terras brasileiras - século XVI. Então esse recorte ambiental da Mata Atlântica que até tal acontecimento tinha um certo equilíbrio homem – meio, foi sendo destruído pelo primeiro ciclo econômico aqui implantado, a extração da ibirapitanga – árvore vermelha – chamada pelos portugueses de pau-brasil -Caesalpinia echinata Lam. O comércio de peles e madeira com os índios na costa oriental do continente americano era de reduzido lucro, e por isso só contou com o estabelecimento de poucas feitorias ao longo da costa2, sendo insignificante para o povoamento 124

e a preservação da posse do território português. Porém, a retirada dessa árvore não vislumbrou apenas atender a necessidade da...
tracking img