Keynesiana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA KEYNESIANA






RESUMO



A teoria de John Maynard Keynes é um conjunto de ideias que propunham a intervenção estatal na vida econômica com o objetivo de conduzir a um regime de pleno emprego. A teoria teve enorme influência na renovação das teorias clássicas e na reformulação da política de livre mercado. Acreditava que a economia seguiria caminho do pleno emprego, sendo o desempregouma situação temporária que desapareceria graças às forças do mercado.




Palavras-chave: Economia. Estado. Desemprego.



1 INTRODUÇÃO

O objetivo desse estudo.....


2 BIOGRAFIA DE JOHN MAYNARD KEYNES

John Maynard Keynes nasceu em Cambridge em 5 de Junho de 1883, era descendente de tradicional família inglesa de grande influência intelectual na época, filho de um renomeado professor deeconomia política e lógica da Universidade de Cambridge, que também veio a ocupar um alto cargo administrativo na mesma instituição, e sua mãe, filha de um ministro, foi uma das primeiras mulheres a cursar a universidade.


Sua inteligência e os conhecimentos dos pais, Keynes foi aceito no Eton College, onde mostrou o seu talento para as matemáticas. De Eton passou para Universidade deCambridge, onde foi considerado o mais brilhante estudante e obteve o seu diploma em 1905. Foi então colocado no Indian Office (Ministério dos Negócios das Índias), em Whitehall. E exerceu funções até 1908. O tédio e a oportunidade proporcionada por uma reestruturação do departamento econômico de Cambridge, levou-o ao regresso a universidade para ser professor até 1915, onde fez parte até a o fim da suavida.

Como jornalista, foi diretor de uma conceituada revista teórica de ciências econômicas, fruto da sua experiência, em 1936 publicou sua maior obra teórica The General Theory of Employment, Interest and Money (A Teoria Geral do Emprego, dos Juros e da Moeda), que veio a iniciar a chamada "Revolução Keynesiana".


Em 1942 recebe o titulo de Barao de Tilton. Durante aSegunda Grande Guerra John Maynard Keynes foi o principal arquiteto da política econômica da Grã-Bretanha, depois teve um importante papel como representante do Reino Unido na Conferencia de Bretton Woods (Abril-Junho de 1944) aonde viria a ser criado um novo sistema monetário internacional. Embora o Plano White, americano, se sobrepusesse ao Plano Keynes na conferencia, as suas ideias tiveram umaimportância relevante para novo sistema criado.

O seu ultimo grande feito foi a negociação de um empréstimo dos Estados Unidos a Inglaterra de vários bilhões de dólares. Também a sua vida social e mundana foi muito ativa. Cambridge introduziu-o as elites dos círculos culturais. Esteve ligado ao Bloomsburry, grupo onde se reuniam escritores, pintores e intelectuais da época. Foi mecenas devários eventos e foi decisiva a sua intervenção para a criação do Arts Council. Apesar da sua homossexualidade, casou em 1925 com Lydia Lopokova, uma bailarina do ballet Diaghilev. Morreu a 20 de Abril de 1946 vitima de um novo ataque cardiaco em Firle, Sussex, um condado ingles junto ao canal da Mancha.



3 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA (base das ideias de Keynes)


A microeconomia ou teoriados preços analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço. A microeconomia estuda as relações individuais entre os vários agentes econômicos. Estabelece que as forças de oferta e de procura provocariam processos deajustes para o equilíbrio em todos os preços e valores, plena utilização dos fatores de produção, e um preço de equilíbrio para o uso de cada um.


A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio, ela...
tracking img