Kant

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Caxias do Sul
Curso de Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado
Disciplina: Filosofia da Educação


FICHA DE LEITURA

“Sobre a Pedagogia” (p.11 – 107)
KANT, IMMANUEL
TRADUÇÃO: FRANCISCO COCK FONTANELLA
UNIMEP 1999
1. INTRODUÇÃO (p.11 - 37)
De acordo com Kant seja educando ou “discípulo”, o homem é o único ser precisa ser educado, que a educação representa ocuidado a disciplina e a formação da criança, contrário dos animais que necessitam de nutrição e não de ser cuidado, mostrando que a disciplina é a responsável em transformar a animalidade em humanidade. O homem necessita de ter sua razão própria, e através disto formar uma conduta, assim Kant diz que a humanidade é a responsável por aprender todas as qualidades que pertencem à humanidade. Disciplinae instrução representam um papel fundamental no processo de humanização, a disciplina é negativa porque tira a essência de selvageria e a instrução serve como uma ferramenta de educação e o leva para a liberdade, coisa que a disciplina não faz sacrifica e força o homem a sentir o próprio peso de suas leis, as crianças não iam à escola para serem educadas, iam para aprender as leis para que nofuturo obedeçam as regras da sociedade e para que não sigam as suas vontades. De acordo com Kant o homem não se torna homem, senão educado por outro que passe a educação para ele que foi passado por outro no passado. Kant olha para o futuro das gerações, pensando que a educação garanta a felicidade da humanidade mesmo com alguns obstáculos. O autor diz que educar é uma arte que precisa seraperfeiçoadas por gerações, isto porque a geração seguinte sempre esta mais a frente com outros recursos descobertos, assim podendo uni-los e aperfeiçoando-os, e assim geração após geração.
A educação pode ser mecânica ou raciocinada, sendo que a primeira contém erros e lacunas, a segunda vem dos exemplos de família e dos príncipes no qual a criança era confiada. O filosofo dizia que o homem deveria serdisciplinado para que sua animalidade prejudique seu caráter e a sociedade, ser culto para que a cultura abranja englobe a instrução e outros conhecimentos elevem sua civilidade para que possa ser inserido na sociedade e para que possa também influencia-la, isto leva ao SABER PENSAR. No momento seguinte, Kant analisa rapidamente o funcionamento das escolas experimentais e normais. Ele defendeaquelas, porque permitem aos educadores a liberdade de trabalhar segundo seus próprios métodos. Mais uma característica da educação: ela abrange os cuidados e a formação. Esse aspecto vai separar os professores em dois grupos: aquele que ministra a educação da escola e outro que ensina a vida. Para Kant, uma educação pública completa é aquela que reúne, ao mesmo tempo, a instrução e a formação moral. Elaseria desenvolvida nos institutos de educação. Por várias razões, entretanto, eles são muito caros. Por isso, ele conclui que ficam reservados às crianças ricas.
O fato demonstra como a escola no mundo ocidental, na sua base, é aristocrática. A educação privada é dada pelos próprios pais ou por outras pessoas que os ajudem nessa tarefa, mediante recompensa. Para o autor, a educação pública émais vantajosa que a privada, tanto em relação à habilidade, quanto em respeito ao cidadão. Para Kant, um dos maiores problemas da educação é o poder de conciliar a submissão ao constrangimento das leis com o exercício da liberdade. É preciso habituar o educando a suportar que a sua liberdade seja submetida ao constrangimento de outrem e que, ao mesmo tempo, dirija corretamente a sua liberdade.
2.QUANTO A ED FÍSICA (p.37-84)
Nesta parte do livro, o filósofo procura analisar os cuidados materiais prestados às crianças ou pelos pais, ou pelas amas de leite, ou pelas babás. O fim global da educação é a cultura geral da índole, que pode ser física ou moral. Em um primeiro momento, ele destaca o valor da amamentação e o processo de alimentação da criança. A reflexão estende-se a outros...
tracking img