Desdobramentos do plano real: do governo fhc ao governo lula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1925 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desdobramentos do plano real: Do governo FHC ao governo Lula


Ingridy Fátima Alves Rodrigues
Lucimar
Sandra Mara Fiuza
Welington

RESUMO

O presente artigo traz a baila algumas reflexões referentes ao Plano Real, bem como suas fases e seus desdobramentos do período que compreende sua implementação ao Governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Para sua elaboração foram utilizados artigoscientíficos bem como textos de estudiosos do tema. O Plano Real estabeleceu a ampliação da receita tributária, o equacionamento da dívida dos Estados e municípios e a diminuição da participação do Estado na economia, estimulando a privatização. Com o Plano Real, aumentou-se o Produto Interno Bruto, além disso, a inflação sofreu queda e ocorreu um enorme aumento do poder de compra da população. Osucesso foi tão grande que culminou na eleição de Fernando Henrique e em uma reeleição em 1998. Logo em seguida, foi eleito Luiz Inácio Lula da Silva, que manteve o Plano Real e estabeleceu uma série de programas de inclusão social como o Bolsa Família, Prouni e Bolsa Escola.

Palavras chave: Plano Real, FHC, Lula



1 INTRODUÇÃO

O presente artigo trata-se de um estudo do projetoeconômico do Plano Real, desde sua implementação e seus desdobramentos ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
É de extrema importância que os novos administradores públicos se dediquem ao estudo do tema, uma vez que foi o plano de estabilização econômica mais bem sucedido de combate à inflação brasileira.
Desde a ditadura militar, o Brasil sofreu com altos índices de inflação, edesde a década de 80 foram lançados vários programas de estabilização da inflação, que tiveram êxitos, porém temporários, como os Planos Bresser, Cruzado, Verão, Collor I e Collor II. Foram 12 planos.
Durante esse período foram várias as unidades de valor: Cruzeiro (1970-1986), Cruzado (1986-1989), Cruzado Novo (1989-1990), novamente Cruzeiro (1990-1992), Cruzeiro Real (1992-1994) e houve umsistema bi-monetário no primeiro semestre de 1994 (já inserido nas etapas do Plano Real), que abrigou a URV e o Cruzeiro Real. (LANONI, 2009).

Entre os fatores que desencadearam a crise, está a ruptura do padrão desenvolvimentista, além do desequilíbrio provocado pelo choque externo ocorrido entre as décadas de 70 e 80.


As principais manifestações do choque externoforam: a deterioração contínua das relações de troca, provocada, principalmente, pela elevação dos preços internacionais do petróleo, que muito contribuiu para o déficit comercial brasileiro; a forte alta das taxas de juros nos EUA, que repercutiu em abrupta elevação do já então preocupante endividamento externo do país; por fim, a repercussão, no mercado financeiro brasileiro, das mudanças nomercado internacional, que provocaram a exacerbação da tendência interna de concentrar as operações no curto prazo e a substituição de créditos externos por financiamentos internos, ensejando a “ciranda financeira”. (LANONI, 2009, p. 149).


Em resposta à crise do endividamento externo, as medidas adotadas tiveram como finalidade enxugar os gastos públicos diminuindo os investimentos nasestatais, além da restrição de crédito e ao consumo interno. (LANONI, 2009)
Após o término das eleições de 1982, estabeleceu-se um acordo com o FMI a fim de receber empréstimos para o pagamento da dívida externa. Nesse momento, estabeleceu-se como prioridade ajustar as contas públicas para resolver os problemas com os credores internacionais. Porém as medidas adotadas apenas aumentaram osproblemas em torno da inflação.
O início da década de 90 foi marcado por crescimento rápido e elevado da inflação, o que prejudicava o desenvolvimento econômico do país e provocava séria instabilidade financeira e social.
No governo Itamar Franco, em 1993 com a nomeação do Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, o presidente define como meta a implementação de um programa de...
tracking img