Governo Fernando Henrique Cardoso Um governo de estabiliza o e morderniza o

3262 palavras 14 páginas
Governo Fernando Henrique Cardoso – Um governo de estabilização e mordernização

Governo FHC – Fernando Henrique Cardoso
O Governo Fernando Henrique Cardoso, também chamado Governo FHC, teve início com a posse da presidência por Fernando Henrique Cardoso, em 1 de Janeiro de 1995, e terminado em 1 de janeiro de 2003, com a mais transparente e democrática transmissão de um governo federal até os dias de …hoje, quando Luiz Inácio Lula da Silva recebeu a faixa presidencial, após ter a sua disposição o processo desenhado por FHC chamado “governo de transição”, uma lei criada especificamente para facilitar a mudança da gerência máxima do país e que evitou traumas e consequências econômicas negativas no período. A Lei está em vigor até hoje e servirá para todas as transições.
Fernando Henrique foi presidente por dois mandatos consecutivos (de 1995 a 1998 e de 1999 a 2002). Sendo as duas vezes eleito já no primeiro turno das eleições, feito até hoje não repetido. Suas principais marcas foram a total consolidação do Plano Real, a introdução de inéditos programas de transferência direta de renda como o Bolsa Escola e a Aposentadoria Rural Universalizada, além profundas reformas econômicas e de Estado que produzem efeitos positivos até os dias de hoje.
A política de estabilidade e da continuidade do Plano Real foi a principal bandeira da campanha eleitoral de 1994. Eleito, iniciou uma profunda modernização do Estado, com reformas econômicas cujos efeitos seguem até os dias atuais. Teve pulso firme para realizar necessárias privatizações, para promover o desenvolvimento de setores antes monopolizados e ineficientes, verdadeiros cabides de emprego para políticos e apadrinhados. Privatizações essas contestadas ferozmente por seus adversários do Partido dos Trabalhadores, que depois acabaram utilizando o mesmo método, no governo Lula, onde se privatizou, de maneira tímida, rodovias, usinas e bancos.
Ao longo dos mandatos presidenciais de FHC a economia brasileira se manteve

Relacionados