Meio ambiente africa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Como nos todos sabemos o nosso planeta e constituído por animais e plantas e a esse conjunto chama-se natureza. A natureza não e estática, paradona, ela se mantém em constante ciclo e com uma perfeita harmonia. As plantas se alimenta da luz do sol, os animais herbívoros comem as plantas e os carnívoros comem animais e por ai vai.
Mesmo quando morrem, seguem um ritmo voltam a terra setransformam em nutrientes alimentam as plantas e começa tudo de novo. Muitas das vezes a acção do homem interfere e põe em risco, essa, harmonia, pois afecta o ciclo natural da vida.
Temos exemplos práticos do nosso dia-a-dia que vemos grandes acumulações de lixo principalmente zonas suburbanas ate mesmo na nossa província temos o exemplos do bairros da lixeira, Calohombo, Calombotão e kassequepodemos encontrar vários tipos de poluição muito esta a se fazer para melhorar essa situação mais ainda e existente. Mais essa situação não e só notada aqui como também em outras partes do mundo que por ter uma grande demanda de lixo pensaram em mandar o lixo para o espaço em naves espaciais.
Mais não e só os esgotos das casas e detritos das fábricas que vão para o mar que poluem as acumulações delixo que tem grande impacto no meio ambiente mais também a emissão de gases poluentes provenientes das fábricas, automóveis e muitas outras formas de emissão de gases como também a as queimadas, desmatamento e são formas de desflorestação em suma estes todos elementos aos longos dos anos foram desgastam da nossa camada protectora de raios ultravioletas mais conhecida por camada de ozono que originao tal conhecido e feito estufa, o que esta a provocar o tão conhecido aquecimento global.
A vários tipos de poluição entre ela tem a poluição dos solos que se caracteriza com a presença de elementos químicos que podem detritos das fábricas de pequeno e grande porte e alguns lixos domésticos que causam a desertificação dos solos que pode provocar danos.

O encontro com a natureza (a poluição)Define-se como poluição a introdução pelo homem, directa ou indirectamente de substâncias ou energia no ambiente, provocando um efeito negativo no seu equilíbrio, causando assim danos na saúde, nos seres vivos e no ecossistema ali presente.
Os tais ditos poluentes ou agentes de poluição, podem ser das seguintes naturezas:  química, genética, ou sob a forma de energia, como nos casos de luz, calor ou radiação.
Mesmo produtos usados no nosso quotidiano, considerados benignos para as actividades humanas podem ser considerados grandes poluentes, na maioria das vezes só veremos os efeitos negativos depois de muito tempo. Os NOX  (óxidos de azoto) que na sua maioria produzidos pela indústria, que são grandes poluidores, mais eles em si são inofensivos ou seja não apresentam nem um risco. Eles sãoclassificados como poluentes com a acção dos raios solares e a humidade da atmosfera, esses compostos dão origem a poluentes como o hno3ou o smog.
Poluentes mais frequentes e seus efeitos mais temidos
Dioxinas - provenientes de resíduos , podem causar câncer, má-formação de fetos, doenças neurológicas, etc.
Partículas de cansadez (materiais particulados) - emitidas por carro se indústrias, infectamos pulmões, causando asmas,  bronquite,  alergias e até câncer.
Chumbo metal proveniente de carros, pinturas, água contaminada, indústrias. Afecta o cérebro, causando retardo mental e outros graves efeitos na coordenação e na capacidade de atenção.
Mercúrio - tem origem em centrais eléctricas e na incineração de resíduos. Assim como o chumbo, afecta o cérebro, causando efeitos igualmente graves.Pesticidas,  benzeno e isolantes  (como o ascarel) - podem causar distúrbios hormonais, deficiências imunológicas, má-formação de órgãos genitais em fetos, infertilidade, câncer de testículo e de ovário

A poluição e a diminuição da camada de ozónio
A camada de ozónio é uma região existente na atmosfera que filtra a radiação ultravioleta provinda do sol. Devido processo de filtragem, os...
tracking img