Kanban

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1924 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo Este trabalho
Este artigo tem por objetivo discutir o desperdiço de tempo no processo operacional os componentes para o processo de montagem e também na implantação de melhorias para o aumento da capacidade da produção pela eliminação de gargalos na correção das causas que proporciona a baixa produtividade na área de montagem. Com metodologia Kanban o sistema de produção no caso amontagem de equipamentos mecânicos e hidráulicos, se torna um sistema operacionalizado, na sincronização e alinhamento da produção e abastecimento, flexibilidade de programação, aumento da capacidade produtiva, redução no pagamento da peças no almoxarifado, detecção imediata de gargalhos de produção ou abastecimento, detecção precoce de problemas de não qualidade, controle visual proporcionando umagestão à vista que tornando possível a visualização da carga capacidade de trabalho de cada setor, e favorece a tomada de decisão na ação corretiva e implantação de melhorias no processo.
INTRODUÇAO
Foi desenvolvido por Taiichi Ohno, Vice-Presidente da Toyota Motor. As idéias de Ohno sobre o kanban foram inspiradas no supermercado americano, onde as prateleiras eram reabastecidas quandoesvaziadas. Como o espaço de cada item era limitado, somente se traziam mais itens quando havia necessidade. É um sistema de informação que foi desenvolvido para organizar os vários departamentos de processo interligados dentro de uma fabrica. Tem como finalidade controlar a produção e a movimentação do material em processo produtivo. Kanban significa cartão, literalmente, um registro visível o placavisível, usada como meio de comunicação, transmissão de dados e informações. 
Oque é Kanban ?
Kanban é uma palavra japonesa que significa literalmente registro ou placa visível. Em Administração da produção significa um cartão de sinalização que controla os fluxos de produção ou transportes em uma indústria. O cartão pode ser substituído por outro sistema de sinalização, como luzes, caixas vaziase até locais vazios demarcados.

Coloca-se um Kanban em peças ou partes específicas de uma linha de produção, para indicar a entrega de uma determinada quantidade. Quando se esgotarem todas as peças, o mesmo aviso é levado ao seu ponto de partida, onde se converte num novo pedido para mais peças. Quando for recebido o cartão ou quando não há nenhuma peça na caixa ou no local definido, entãodeve-se movimentar, produzir ou solicitar a produção da peça.

O Kanban permite agilizar a entrega e a produção de peças. Pode ser empregado em indústrias montadoras, desde que o nível de produção não oscile em demasia. Os Kanbans físicos (cartões ou caixas) podem ser Kanbans de Produção ou Kanbans de Movimentação e transitam entre os locais de armazenagem e produção substituindo formulários eoutras formas de solicitar peças, permitindo enfim que a produção se realize Just in time - metodologia desenvolvida e aperfeiçoada por Taiichi Ohno e Sakichi Toyoda conhecida como Sistema Toyota de Produção. O sistema Kanban é uma das variantes mais conhecidas do JIT. O Sistema KANBAN, embora não seja algo novo (as primeiras implementações no Brasil datam das décadas de 80 e 90), vem sendo muitodifundido e utilizado na indústria brasileiras nos últimos anos, e mais recentemente tem sido implementado com sucesso também na indústria de softwares.

O Sistema Kanban é usualmente composto por quadros e cartões visuais que auxiliam o planejamento da produção e o controle de estoques. De acordo com a quantidade de cartões disponíveis nos quadros, são tomadas as decisões priorização de produção,setup de máquinas e até mesmo de paradas de linha para manutenção. . O Sistema Kanban pode ser composto apenas por Kanbans de Produção ou por Kanbans de Produção + Kanbans de Movimentação
O Sistema de Produção desenvolvido pela Toyota iniciou à filosofia de produção Just-ín-Time.Seu objetivo é eliminar os elementos desnecessários referente a produção, reduzindo assim os custos. A idéia básica...
tracking img