Kanban

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5996 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 KANBAN

Kanban é uma palavra japonesa que significa “sinal visível” ou apenas “cartão”, é também um conceito relativo à manufatura Just In Time (JIT), mas é errado considerar os dois conceitos como significando a mesma coisa. Na verdade, kanban é uma ferramenta simples de controle por meio do qual o sistema puxado de produção é gerenciado.
O sistema foi desenvolvido na décadade 60 pelos engenheiros da Toyota Motors Cia, com o objetivo de tornar simples e rápidas as atividades de programação, controle e acompanhamento de sistemas de produção em lotes.
Caracteriza-se por “puxar” os lotes dentro do processo produtivo, enquanto que os métodos tradicionais de programação da produção “empurram” um conjunto de ordens para serem feitas no período. Nos sistemastradicionais de empurrar a produção, elabora-se periodicamente, para atender ao Plano Mestre de Produção (PMP), um programa de produção completo, da compra da matéria-prima à montagem do produto acabado, transmitindo-os aos setores responsáveis por meio da emissão de ordens de compra, fabricação e montagem, não sem antes passá-la por uma etapa de seqüenciamento, para adequá-lo às restrições de capacidadefísica do processo produtivo. No próximo período de programação, em função dos estoques remanescentes, programam-se novas ordens para atender a um novo PMP.
Já no sistema kanban nada é produzido até que o cliente (interno ou externo) de seu processo solicite a produção de determinado item. Neste caso, a programação da produção usa as informações do PMP para emitir ordens apenas para oúltimo estágio do processo produtivo, normalmente a montagem final, assim como para dimensionar as quantidades de kanbans dos estoques em processo para os demais setores. À medida que o cliente de um processo necessita de itens, ele recorre aos kanbans em estoque neste processo, acionando diretamente o processo para que os kanbans dos itens consumidos sejam fabricados e repostos aos estoques. Agindodessa maneira, simplifica muito as atividades de curto prazo desempenhadas pelo PCP nos processos repetitivos em lotes, delegando-as aos próprios funcionários do chão de fábrica, pois o sistema kanban, uma vez dimensionado com base no PMP, executa em sua sistemática de funcionamento as atividades de administração de estoques, seqüenciamento, emissão, liberação e acompanhamento e controle das ordensreferentes a um programa de produção.
É um sistema que utiliza sinais simples, visuais, para controlar o movimento de materiais entre centros de trabalho, bem como a produção de novos materiais para recolocar aqueles mandados para o próximo centro de trabalho. Originalmente, o nome kanban referia-se a um sinal de loja japonesa que comunicava o tipo de produto vendido por meio de uma imagemvisual no sinal. Outros instrumentos, tais como marcadores de plástico ou bolas, podem também ser usados como sinais visíveis. Da forma como foi implementado no Sistema Toyota de Produção (STP), um kanban é um cartão preso a um contêiner com outras informações e é usado para prover um entendimento visual fácil de que uma atividade especifica é requerida. Os kanbans mandam sinais urgentes para ostrabalhadores iniciarem ações específicas, talvez começando a produção de certa peça ou transferindo estoque de um posto de trabalho a outro. O kanban cria um sistema sem papel pelo qual um estágio posterior de produção pode pedir materiais específicos ou peças tanto de fornecedores internos como externos.
Quando os trabalhadores precisam de produtos de uma estação de trabalho precedente,passam o kanban preso ao contêiner vazio para aquela estação. O kanban autoriza o trabalhador na estação precedente a produzir a quantidade de bens especificada. Dessa forma, ele nada mais é do que um registro de autorização da produção. Com esse processo, a quantidade produzida em dado momento é a quantidade em um contêiner. A produção não pode ter lugar a menos que um contêiner esteja vazio e...
tracking img