Kaizen - os 5 s da administração japonesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Kaizen
Os “5” S da Administração Japonesa

Kaizen em seu significado japonês quer dizer mudança para melhor ou aprimoramento contínuo.
A administração japonesa é a junção da educação do berçojaponês com os conhecimentos norte-americanos, iniciando-se na década de 50.
Essa visão começou após o Japão ser derrotado pelos EUA em 1945 e os japoneses se interarem as práticas de negócios.
O intuitomaior desta administração é unir toda a equipe de trabalho, independente do departamento ou setor a trabalhar de forma satisfatória, tornando o ambiente de trabalho agradável.
Com essa visão, o aumentoda produtividade é inevitável, pois se tivermos um ambiente tranqüilo, onde todos se comunicam e se ajudam o trabalho corre fluentemente.
Esse processo de integração da Administração Japonesa – TQC(Total Quality Control) é a essência do projeto, em busca de resultados sempre positivos, iniciando sempre com o investimento na cabeça das pessoas, pois assim ocorre o melhoramento gradual einterminável.
Para enquadrar-se como funcionário dentro da Administração Japonesa ambos trabalhadores / dirigentes devem ter o mesmo objetivo e missão.

Os 5 “S” são as iniciais de palavras japonesas que estãointimamente ligadas a Harmonia:

- Seiton – Significa providenciar arrumação e deixar tudo organizado
Todos os materiais utilizados para o dia-a-dia, sempre com fácil acesso para que qualquer pessoapossa utilizar.

- Seiri – Significa evitar o desnecessário, guardar em um local que lhe é próprio, para que não atrapalhe a rotina do seu trabalho.

- Seiso – Significa manter sempre limpo, o local detrabalho deve estar sempre impecável para que não atrapalhe a produtividade nem provoque má qualidade na produção.

- Seiketsu – Significa manter a higiene, tornando o ambiente agradável e saudável.- Shitsuke – Significa disciplina, não só aprender o que já rotina, como também educar-se com caráter reto, para vencer em todos os aspectos.

Principais Princípios:

- Enfatize o cliente sempre
-...
tracking img