Trabalho de geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A crise econômica internacional que atinge vários países europeus tem também componentes políticos, avalia o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso. Segundo ele, a Europa vive uma grave crise de confiança política. Para Barroso, é fundamental um esforço coletivo na tentativa de vencer as dificuldades.
“É preciso ser honesto e absolutamente claro na análise doestado da União: estamos hoje confrontados com o maior desafio que, creio, a União [Europeia] conhece em toda a sua história”, disse Barroso.

Entenda a crise na Europa

Na semana passada, as bolsas de valores do mundo inteiro, inclusive no Brasil foram derrubadas pelas dúvidas de que alguns países da Europa, os chamados Pigs (porco em inglês) não consigam honrar suas dívidas. A sigla representa asiniciais de Portugal, Itália e Irlanda, Grécia e Espanha (Spain, em inglês).

A crise financeira mundial, que atingiu o auge em setembro de 2008, agravou os problemas financeiros de alguns países da UE (União Europeia). Os governos, para diminuir os impactos da crise, ajudaram os setores mais críticos da economia com pacotes bilionários, que evitariam perdas de empregos e atenuariam os efeitosnegativos das turbulências no setor financeiro. Com tantos pacotes de ajuda, a arrecadação destes governos diminuiu e eles ficaram mais endividados.

O caso da Grécia é o mais complicado. O país acumula um rombo nas suas contas públicas equivalente a 12,7% do PIB (Produto Interno Bruto, a soma de todas as riquezas produzidas por uma nação). Segundo o professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas),especialista na área internacional, Antonio Gelis Filho, há algum tempo a Grécia já apresentava problemas financeiros.

- A Grécia é um país que tem uma economia pouco competitiva, se comparada à média dos países da zona do euro, e ela tem gastos públicos muito grandes. É um país que frequentemente é acusado de ser mal gerenciado.

Além disso, a Grécia tem a maior dívida da região, que deve atingir 120% doPIB em 2010.
Pelas regras da União Europeia, as dívidas públicas dos países membros não podem ultrapassar o equivalente a 3% do PIB. E se a violação dessa regra persistir por dois anos seguidos, os países poderiam até ser expulsos do bloco.
Países como Espanha, Portugal, Irlanda e Itália também estão com endividamento alto, bem acima do limite imposto pela UE, e têm dificuldade de tirar as contasdo vermelho

Apesar das reações da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) e da alta do dólar, a crise ainda não chegou ao Brasil, segundo Gélis. 

- No Brasil, isso ainda não chegou, mas já começam as preocupações como o setor de exportação e o dólar. Mas é claro que em uma economia mundial, que já não está passando pela sua melhor fase, outra pancada dessa não seria boa para ninguém. Porenquanto a gente ainda aposta no descolamento da economia brasileira desses fatores internacionais.
 

Crise nos Estados Unidos em 2011

Crise Americana: teto da dívida e suas conseqüências:
Que os Estados Unidos estão endividados e a política monetária do país está complicada praticamente todos sabem. Mas como funciona no parlamento a regularização para opagamento de dívidas não é de conhecimento de todos.

O Teto da Dívida Americana é um imposto previsto por uma lei de 1917, que determina em até 14,294 trilhões de dólares o endividamento do Estado Federal. Esse valor é regularmente alterado pelo Congresso.

A partir de agora, o Tesouro dos Estados Unidos afirma que não vai se endividar mais, ou seja, só vai operar com as receitas efetivas. Oproblema é que elas estão distantes de cobrir todos os gastos. Para isso alguns pagamentos serão realizados e outros terão que ser adiados. As funções de algumas administrações devem ser congeladas por enquanto.

Para o Governo, o não pagamento de uma dívida sequer já significa um default. Há divergências políticas entre democratas e republicanos sobre essa situação dentro do país.

As conseqüências...
tracking img