Pedofilia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PENSANDO A GLOBALIZAÇÃO, A VIOLÊNCIA E O SER HUMANO
Disponível em: http://www.psicopedagogia.com.br/opiniao/opiniao.asp?entrID=31
INTRODUÇÃO
O presente artigo tem como objetivo compartilhar algumas reflexões, sobre a conexão entre a globalização, o aumento da violência e o ser humano.
Na realidade, encontramos entre os três elementos alguma forma de interligação, porém é um engano pensar numaforte causalidade entre elas, onde a violência seria consequência final.
Somos acostumamos a ir por raciocínios de modelos de explicações causais, e o que é pior geralmente são generalizadas para outras situações, realidades, pessoas etc. Um exemplo disso: Um maior consumo de álcool na Alemanha não é a causa de maior acidentes de trânsito no Brasil. Contudo, ambos aumentam com o tempo e com otempo aumentam a renda mundial que permite consumir mais álcool e comparar mais carros.

A GLOBALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS EM NÓS
A globalização trouxe principalmente os progressos (desejáveis) nos meios de comunicação, a melhor circulação de pessoas, de mercadorias, de capitais e opções para todos.Todos se beneficiam com a globalização, entretanto o beneficio não é igual para todos. Quanto maior aestruturação da sociedade maior o benefício, quanto menor for a estruturação maior “prejuízo”. Como consequência encontramos as desigualdades sociais cada vez mais visíveis.
Para minimizar precisamos de uma estruturação social, política, econômica e financeira, o que encontramos como variável interveniente é a velocidade da globalização frente ao desenvolvimento dos setores citados em cadaestrutura social.
A globalização não é uma opção de sociedade, é inevitável, é imposta pela própria evolução de mundo, precisamos ter uma visão um pouco mais ampliada para poder entendê-la.
Poucos conseguem perceber as influências da globalização em todos os níveis de nossas vidas: pessoal, familiar, na cidade/estado ou país. Neste novo contexto sócio-econômico-cultural, a informação passa a ter umpapel central, constituindo-se atualmente no maior poder de inter-relação existente, tendo inclusive, suplantado o poder econômico e tecnológico.
O poder da informação se faz através de livros, revistas, jornais especializados, TV a cabo em escala mundial e internet - a qual se quadruplicou em um ano e continua crescendo. A informação duplicando-se, em progressão geométrica, a cada 3 a 5 anos, logose constituirá em um universo esmagador.
A capacidade de saber onde, como, com quem e a forma mais rápida de adquirir informações, analisá-las e aplicá-las adequadamente será o grande diferencial competitivo.
A globalização não vem trazer soluções para os problemas do mundo, contudo podemos ter a esperança de que alguns problemas sejam resolvidos que é muito diferente de esperar por algomágico, onipotente e onisciente.
A globalização não se propõe a nada, é apenas uma “fatalidade” que deve ser pensada e compreendida para não sermos pegos de surpresa pelas forças de desestruturação. A própria desestruturação pode ser um fator de progresso, para repensarmos a realidade, mas também de violência e sofrimento humano.
Precisamos estar atentos para não achar que a melhor maneira deenfrentar a globalização seja a unificação, a perda de culturas regionais próprias de cada lugar, como a dissolução das características individuais e particulares, ficaríamos sem nossa história, cultura e identidade! Isto é muito sério. Desta forma a humanidade, em sua história já passou por diversas revoluções e sempre se beneficiou dos seus progressos, o que sabemos é que alguns grupos humanos sebeneficiaram mais do que outros.

A VIOLÊNCIA, ESPETÁCULO MIDIÁTICO, COM PÚBLICO E TORCIDA ORGANIZADA...
Outro aspecto que precisamos pensar é sobre a violência, que virou espetáculo midiático, com público assíduo e torcida organizada!
A violência é inerente ao ser humano, entre outras coisas é uma forma que o homem utiliza por força exercer controle e procurar introduzir mudanças.
A palavra...
tracking img