Kaiser

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Seminário Presbiteriano João Manoel da Conceição
Matéria: Hermenêutica
Prof. Rev. Tarcísio
Aluno: Nelson Giacomini Filho

Resenha do livro Introdução a Hermenêutica Bíblica de Walter C. Kaiser e Moisés Silva.

Introdução à Hermenêutica Bíblica. 2002 Editora Cultura Cristã. Originalmente publicado nos EUA com o título Na introdutcion to Biblical Hermeneutics. 1994 KAISER, Walter C. Jr. eMoisés Silva – Grand Rapids Michigan, 49530. USA.
O livro Introdução á Hermenêutica Bíblica de Walter C. Kaiser Jr. e Moisés Silva, tem como objetivo central, orientar as pessoas que desejam interpretar as Escrituras de forma erudita e bíblica. Através de pressupostos reformados, os autores a analisam, a interpretação das Escrituras dentro de uma perspectiva histórica, literária e teológica, etendo como pano de fundo a analogia das Escrituras e da fé.
O livro é dividido em quatro partes. A primeira parte da obra são orientações gerais sobre a interpretação bíblica; a segunda aborda os gêneros literários; a terceira diz respeito ao significado e aplicação do texto bíblico. Por último traz alguns desafios que os intérpretes encontram, na interpretação das Escrituras. Os capítulos sãoescritos individualmente onde cada autor expõe seu pensamento.
Moisés Silva inicia o livro com uma pergunta: Quem precisa de hermenêutica? Desta forma levanta uma questão importante relacionada à interpretação do texto Bíblico, como ler um livro que foi escrito em outra época por outra cultura. Para esta tarefa devemos nos valer de um método conhecido como exegese histórico-gramatical.
No segundocapítulo Walter C. Kaiser Jr. aborda a questão do sentido e do significado, esclarece que a definição de significado mudou em 1946, com a declaração de que seria uma falácia depender daquilo que o autor queria dizer como forma de determinar o significado do texto e cita Hirsch enquanto este afirma ser impossível validar o significado se este não estiver ligado às afirmações verídicas do autor ediferenciado dos outros sentidos. Atualmente, afirma, a palavra significado é usada para incluir o referente, o sentido, a intenção do autor.
Moisés Silva dá prosseguimento no terceiro capítulo com o título “sejamos lógicos”, muitas das questões de interpretação Bíblica relacionam-se com o significado histórico, devemos então cuidar para não menosprezar as línguas originais, já que podemosresolver muitas dúvidas simplesmente consultando o texto na sua forma original. Porém não devemos exagerar na dose como se nossa língua fosse inadequada para transmitir o significado correto das escrituras.
Walter C. Kaiser Jr na segunda parte do livro trabalha a questão dos “gêneros literários”. No capítulo quatro aponta o gênero narrativo como um dos mais comuns no texto Bíblico, este ao contrário daprosa que declara os fatos diretamente, depende da seleção de detalhes, da forma como os acontecimentos são organizados e dos recursos retóricos para determinar os princípios que deseja comunicar. Os elementos mais importantes da narrativa são a cena, o ponto de vista, o diálogo e os recursos retóricos.
A poesia ou o sentido da poesia e sabedoria dão título ao quinto capítulo escrito por Kaiser,expõe o gênero poesia como abrangendo um terço do antigo e boa parte do novo testamento, sendo o paralelismo de pensamentos como principal característica da poesia hebraica – nisto não há consenso entre os estudiosos da atualidade – outras características incluem a forma concisa e o maior uso de recursos retóricos.
Moisés Silva escreve no sexto capítulo a questão do significado dos evangelhos,com a pergunta “Os evangelhos são história ou teologia?”. Afinal não podemos preservar a mensagem do Novo Testamento menosprezando os fundamentos históricos, mesmo que os evangelhos não tenham sido escritos para nos comunicar informações factuais, seus autores foram bastante seletivos quanto ao material que resolveram incluir, portanto, eles escreveram tanto na condição de historiadores como na...
tracking img