Just in time

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (814 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
JUST IN TIME
* Introdução
* JIT-sistema de produção que produz e entrega apenas o necessário, quando necessário e na quantidade necessária. O JIT baseia-se no formado por três elementosoperacionais: o sistema puxado, o tempo e o fluxo contínuo.
* O JIT é as iniciais de Just-In-Time/Total Quality Control, um método para gestão da produção. Como se pode perceber pela designação ocontrole da produção é feito enquanto o bem é produzido, e não no fim. Inclusive, o controle é feito pelos próprios operários, como veremos mais adiante. 
* Como surgiu
* O Just in Time surgiu noJapão, no princípio dos anos 50, sendo o seu desenvolvimento creditado à Toyota Motor Company, a qual procurava um sistema de gestão que pudesse coordenar a produção com a procura específica dediferentes modelos de veículos com o mínimo atraso.
Quando a Toyota decidiu entrar em pleno fabrico de carros, depois da Segunda Guerra Mundial, com pouca variedade de modelos de veículos, era necessáriabastante flexibilidade para fabricar pequenos lotes com níveis de qualidade comparáveis aos conseguidos pelos fabricantes norte-americanos.
* Desta forma, o Just in Time tornou-se muito maisque uma técnica de gestão da produção, sendo considerado como uma completa filosofia a qual inclui aspectos de gestão de materiais, gestão da qualidade, organização física dos meios produtivos,engenharia de produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos.
* O sistema característico do Just in Time de "puxar" a produção a partir da procura, produzindo em cada momento somente osprodutos necessários, nas quantidades necessárias e no momento necessário, ficou conhecido como o método Kanban. Este nome é dado aos "cartões" utilizados para autorizar a produção e a movimentação demateriais, ao longo do processo produtivo.
* O QUE É JIT
* O conceito do JIT é bastante simples: produzir e entregar os produtos mesmo a tempo (Just in time) de serem vendidos. Peças a tempo...
tracking img