Just in time

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Administração

Maicon Rech
Maicon Zuchetto Schemes
Tamáris Argenta Ceron
Ueslei R. Valentini

Atividades Práticas Supervisionadas
Melhoria de processos na área de materiais

Caxias do Sul
Junho de 2009
Maicon Rech
Maicon Zuchetto Schemes
Tamáris Argenta Ceron
Ueslei R. Valentini

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
MELHORIA DOS PROCESSOS NA ÁREA DE MATERIAISProjeto de análise a aplicação dos conceitos da Administração de Recursos Materiais (especificamente o sistema Toyota de Produção) apresentado à Faculdade da Serra Gaúcha, como parte das exigências da Atividade Supervisionada da aula de Materiais do Curso de Administração.

Professor: Evandro José Krewer

Caxias do Sul
Junho de 2009
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
1.1Contextualização 4
1.2 Delimitação do tema 5
1.2.1 Problema de Pesquisa 5
1.3 Objetivos 5
1.4 Justificativa 6
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
3 DELINEAMENTO METODOLÓGICO 13
1.5 Desenvolvimento da pesquisa 13
CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
REFERÊNCIAS 16
ANEXO A – Sistema EMS Datasul - Descrição do produto 17
ANEXO B – Histórico de utilização do estoque de segurança 18
ANEXO C – Planilha de Custo19

1 INTRODUÇÃO

1 Contextualização

A Marelli Móveis para Escritório Ltda., sediada em Caxias do Sul, BR 116 Km 142, nº 11760, no bairro Jardim Eldorado, com uma área industrial própria de 10.000m² e com cerca de 155 funcionários, foi fundada em 02 de abril de 1983 por três sócios, Rudimar Tadeu Borelli, Daniel Leônidas Mazzocchi e Francisco Antônio Santos. Iniciou suasatividades produzindo, de forma artesanal e com auxílio de apenas cinco colaboradores (três diretores e dois funcionários), dois modelos de cadeiras fixas, em um prédio alugado com 200 m², usando para isso um capital que cada um dos sócios possuía.
Com apenas três anos de atividades, já contava com a colaboração de 70 funcionários, produzia duas linhas básicas de cadeiras para escritório,comercializando-as em todo o mercado nacional.
Em 1986, um incêndio destruiu 90% das instalações, estoques e maquinários, fazendo com que a empresa diminuísse seu ritmo de crescimento. Mas o espírito empreendedor e dinamismo dos sócios fundadores e seus colaboradores fizeram com que a empresa se reerguesse.
Em 1988 foi aberta uma filial em função do crescimento das vendas.Neste período já estava em construção à instalação própria junto a BR 116.
Em 1989 foi criada a Rodomóvel Transportes Ltda, administrada pela Marelli, com o objetivo de transportar exclusivamente os produtos por ela fabricados.
Hoje a Marelli tem uma área industrial de 12.000 m² dedicados a produção de móveis em madeira (balcões, mesas, armários e conexões), cadeiras, estaçõesde trabalho (Workstation) e divisórias.
Os produtos comercializados estão divididos em cadeiras, móveis, divisórias e linhas especiais para escritórios.
As vendas são realizadas das seguintes formas: lojas exclusivas, revendas multimarcas, contatos diretos e agências de marketing, nas quais a Marelli realiza suas relações comerciais de modo direto. A fábrica, através dagerência de marketing, entra em contato com o responsável pela área sem intermediários.
A Marelli atua em mercados essencialmente governamentais ou instituições sem fim lucrativo e mercados industriais. Realiza esse processo através de consultores salariados, enquanto que suas lojas exclusivas trabalham com vendedores próprios.
A Marelli tem como ponto de honra a valorizaçãodos seus colaboradores através da participação nos resultados, descentralização do poder e democratização das relações de trabalho. Estas ações são entendidas e percebidas através do respeito e flexibilidade na comunicação e decisões; disponibilização de recursos para investimento na qualificação do funcionário independente da sua função; certificação do Sistema da Qualidade (ISO 9001) e...
tracking img