Relatorio: para entender o mundo financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO: “PARA ENTENDER O MUNDO FINANCEIRO”

Cada transação financeira é uma operação de empréstimo, em que há um devedor que emite o título e um prestamista que o adquire. Os contratos surgidos desses empréstimos formam os chamados ativos financeiros, sendo eles e os ativos reais, formas pelas quais empresas e governos retêm riqueza.
O papel das finanças é o de dissociar osperíodos de produção e de distribuição da movimentação de valores, antecipando transações para reduzir o tempo de estocagem e permitindo a consumidores que ainda não tem dinheiro usufruir de bens alheios mediante pagamento de aluguel ou juros.
O rendimento financeiro possui relação direta com a passagem de tempo, ou seja, com o prazo acordado, e deste prazo surge o risco financeiro, o qual aocontrario do que sustenta a doutrina neoclássica não pode ser medido nem previsto, pois é autogerado pela própria expectativa de risco alimentada pelos agentes financeiros.
Especular significa decidir sobre o futuro a partir de informações e análises de especialistas, o agente precisa através disso adivinhar o que a maioria fará e se possível agir antes, pois as expectativas da maioria semprese cumprem. Se os agentes estiverem otimistas, a demanda por títulos aumenta e as cotações sobem, mas se estiverem pessimistas, a oferta aumenta e a cotação despenca.
As famílias ao poupar se tornam fontes de ativos utilizados por governos e empresas, e quando há aumento de renda também a aumento de poupança, porém quando o crescimento dessa renda é muito elevado, os preços aumentam esurge a inflação, o pior dos males, segundo os teóricos neoliberais que acreditam que esta desvaloriza a riqueza acumulada.
Os bancos, seguradoras, dentre outros intermediários financeiros são responsáveis pela captação da poupança e seu reempréstimo, e também pelo efeito de alavancagem ou multiplicador desses ativos financeiros. O intermediário recebe o depósito e principalmente, pelatransformação de prazos, expande o valor recebido ao reemprestá-lo para a empresa privada, dando origem ao descolamento dos valores financeiros daqueles gerados na economia real, o chamado capital fictício.
Os intermediários financeiros, em especial os bancos, são obrigados pelas autoridades monetárias a manterem sempre em caixa uma porcentagem do depósito, tanto para honrarem os saques realizados,quanto para reduzir o efeito multiplicador dos ativos financeiros. O multiplicador precisa de alguns limites, pois um crescimento desordenado implicaria no aumento da inflação e do risco de crédito, já que facilidade de crédito leva a superotimismo, e este consequentemente a decisões errôneas e falências.
Os bancos têm sua origem na “alta finança”, como especializados em emprestar aosgrandes soberanos e financiar obras públicas, mas a partir da segunda metade do século XIX, é autorizada a formação de sociedades por ações, leiloadas diariamente nas bolsas de valores. Surgem então os grandes bancos varejistas que atuam no mercado financeiro e os atacadistas ou de investimentos, financiadores e até mesmo sócios da grande indústria. E atualmente, muitos bancos e demais intermediáriosfinanceiros estão buscando se fundir para diminuir os custos da avaliação de riscos através de movimentações cada vez maiores de valores.
Durante o século XVIII a Grã-Bretanha era o país mais adiantado do mundo e seu sistema bancário, o mais desenvolvido, sendo comandado por um banco da alta finança, o Banco da Inglaterra. Nessa época cada banco emitia o próprio papel moeda, mas o do Bancoda Inglaterra possuía aceitação nacional e servia de lastro para as notas dos demais bancos, até chegar ao ponto de tornar-se o banco dos bancos, supervisor e prestamistas das demais instituições financeiras, além de emissor da moeda legal e responsável pela taxa cambial e reservas metálicas do governo. A partir disso, o modelo de sistema bancário inglês foi copiado pela maioria dos países do...
tracking img