Just in time

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
À medida que uma empresa se expande, contrai ou faz qualquer outro ajuste para atender novas necessidades ou exigências, os antigos requisitos são alterados e novos procedimentos e funções são incluídos. Raramente as modificações são planejadas tendo em mente o sistema global da empresa; em vez disso, o processo de "evolução" segue em frente, e o que normalmente se desenvolve é umacolcha de retalhos de procedimentos operacionais que são departamentais por natureza. Tipicamente, resultam lacunas e sobreposições nas responsabilidades entre departamentos, tanto no relacionamento com o outro como na relação com fornecedores e clientes. Como resultado dessa evolução tipo colcha de retalhos, muitas empresas têm a oportunidade de melhorar significativamente o seu desempenho como umtodo, adotando sob um ponto de vista sistêmico global a integração e otimização de processos e procedimentos com o propósito de evitar desperdício e ineficiência. O resultado positivo desse esforço será uma redução no custo total de fabricação e melhoria dos lucros da empresa através de redução ou eliminação de tipos específicos de despesas gerais. As áreas improdutivas, que serão mais afetadas aose seguir uma abordagem de integração total de sistemas (ITS), envolvem funções e processos que foram desenvolvidos para atender a problemas relacionados com sistemas de manufatura. Muitos desses processos e funções não acrescentam valor ao produto; eles existem somente para compensar incapacidades em algumas partes do sistema da manufatura. A eliminação dos setores improdutivos, identificando-see removendo as incapacidades do sistema que necessitam dele irá melhorar a lucratividade em um curto prazo com baixos investimentos.
FIAT e o Processo JUST IN TIME
Instalada em Betim (MG), desde 1976, a Fiat Automóveis opera atualmente em três turnos com ritmo de produção diária de, aproximadamente, 2.800 carros. A fábrica Fiat em Betim é a maior instalação da empresa fora de seu país natal, aItália.
GESTÃO
A Fiat Automóveis prega a constante adoção de práticas de gestão que a colocam como sinônimo de excelência e orgulho entre seus clientes, acionistas, empregados e que proporcionam à marca ser líder de mercado. Em seus Princípios e Valores, a Fiat adota coerência, transparência, ética e exigência consigo mesma, com a constante busca de sempre fazer o melhor. Em suas práticas degestão, que tornam a marca cada vez mais forte, a Fiat preocupa-se constantemente com o cliente, a razão da existência de qualquer negócio, e com toda a sociedade. A Fiat valoriza as pessoas e respeita o ambiente como um todo para crescer diante de uma sociedade mais justa e com perspectivas de futuro.
Just-in-time
No galpão de peças existem, ao todo, 130 prensas, que moldam as peças com impactode toneladas. Por isso, a segurança do trabalho é reforçada. Para evitar acidentes, os funcionários só conseguem acionar as prensas se apertarem simultaneamente dois botões. Assim, ambas as mãos terão que estar distantes da prensa. Logística, A Fiat utiliza, há anos, o sistema “just-in-time”, que otimiza seus espaços de estoques, obrigando os fornecedores a um complexo fornecimento das peças apoucas horas de sua utilização na fabricação dos veículos. Por causa disso, muitos fornecedores se instalaram também na região metropolitana da capital de Minas Gerais e o movimento o movimento de caminhões na entrada da Fiat é constante. Os retalhos que sobram das chapas moldadas são recolhidos, automaticamente, prensados e revendidos. Em outras seções, muitos materiais não aproveitados são enviadosà “ilha ecológica”, setor onde são reciclados e igualmente vendidos. As caixas de isopor, por exemplo, utilizadas em embalagens de componentes, são utilizadas para a produção de canetas e até sapatos. No terceiro galpão funciona a funilaria, onde a carroceria do veículo toma forma com a ajuda de 1300 máquinas de solda e 2 mil pinças. Cada carro tem 3800 pontos de solda e, por hora, o setor...
tracking img