Just in time

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Enfocando o processo produtivo, o objetivo deste artigo é apresentar o sistema Just in Time (JIT), tendo em vista, suas implicações na cadeia de suprimentos, bem como, apontar e esclarecer pontos polêmicos atribuídos à sua implementação.
O artigo inicia com uma breve apresentação do sistema JIT e prossegue resgatando na
administração japonesa, a origem e essência desta filosofia.Identifica sob quais aspectos o sistema JIT está alicerçado, também levantando os objetivos e vantagens da adoção de tal sistema. No intuito de responder ao leitor, como agir durante a implementação do sistema JIT, bem como, mantê-lo funcionando adequadamente, apresentam-se dez ações, ou ferramentas fundamentais desta filosofia.
Por fim, uma visão crítica é inserida ao contexto, referente àsimplicações da implementação do sistema Just in Time de forma fundamentalista, buscando esclarecer pontos notadamente polêmicos e pretendendo-se eliminar eventuais falhas, criadas através de erros de interpretação dos fundamentos da filosofia Just in Time.
A metodologia adotada é a revisão bibliográfica, principalmente, de artigos relacionados ao tema. O tema justifica-se pela importância da filosofia Justin Time, no modelo de gestão do processo produtivo e extensão de seus fundamentos de qualidade, melhoria contínua de processos e de pessoas, organização e planejamento, para outras áreas das empresas que optam por adotá-la como filosofia de trabalho. O Just in Time provoca a mudança de mentalidade dos gestores do ocidente, modificando sua forma de fazer negócios, aspecto que, talvez por si só,provoque interesse pelo tema.

Palavras-chave: Just in Time; Kanban; Cadeia de Suprimentos.

1. Introdução

O sistema Just in Time é utilizado para controlar o processo de manufatura através do sistema Kanban, originou-se nos supermercados norte-americanos onde os consumidores encontravam o que precisavam, no momento em que precisavam e na quantidade desejada.
Por volta de 1953, foi aplicadopor Taiichi Ohno, na Toyota, com a finalidade de reduzir inventários, tempo de ciclo da produção, aumentar a velocidade da transferência de informações e incrementar a produtividade buscando, desta forma, um sistema de administração que pudesse coordenar a produção com a demanda específica de diferentes modelos e cores de veiculos, com o mínimo atraso.
Enfocando a administração da produção etendo em vista toda extensão da cadeia produtiva, o JIT adota uma visão estratégica em busca de vantagem competitiva, através da otimização do processo produtivo.
5
O sistema visa administrar a manufatura de forma simples e eficiente, otimizando o uso dos recursos de capital, equipamentos e mão-de-obra.
O resultado e um sistema de manufatura capaz de atender as exigências de qualidade e entrega,ao menor custo possível. Cabe destacar que JIT é muito mais uma filosofia que necessariamente uma técnica, considerando o ambiente sistêmico e as inter-relações dos sistemas neles contidos, através de uma visão holística. Sendo assim, torna-se interessante um breve estudo da administração japonesa, no intuito de capturar a essência deste conceito.

2. A administração japonesa

Segundo Ferreira(1997), a administração japonesa pode ser compreendida como um modelo de gestão fortemente embasado na participação direta dos funcionários, especialmente no tocante a produtividade e eficiência voltada para a tarefa, contrapondo-se ao enfoque dado a linha gerencial das relações e desenvolvimento humanos, desenvolvida principalmente pelos americanos.
A modernização do Japão remonta ao ano de1868, época em que teve inicio o periodo conhecido como restauração Meiji e durante o qual foi conduzido o processo de industrialização do pais. Os valores da sociedade japonesa, porem tem origem em épocas anteriores, particularmente na era Tokugawa, entre 1615 e 1868. Foram estes valores que moldaram a sociedade como um todo, inclusive o processo de industrialização e consequentemente a forma de...
tracking img