Just in time - jit

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1172 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Defina e explique sistemas "JIT - Just in Time".
2) Defina e explique sistemas "MRP e MRP II".
3) Defina e explique sistemas "ERP".
Obs: Primeiro um comentário do PCP e logo após as respostas
Respostas :
1) - O termo Just in Time (no tempo justo), nasceu no Japão, no começo dos anos 50, e sua filosofia abrange aspectos de gestão de materiais, gestão daqualidade, organização física dos meios produtivos, engenharia de produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos etc, foi criado e desenvolvido pela fábrica de veículos Toyota. O JIT exige do administrador o controle de estoque da produção no tempo certo, no lugar certo e na quantidade certa, visando capacitar à empresa a produzir somente o necessário ao atendimento da demanda, com qualidadeassegurada.
O objetivo do JIT é acelerar todo o sistema de manufatura, desenvolvendo regras, procedimentos e atitudes requeridos para ser um fabricante responsável e competitivo. Para que isso ocorra da melhor forma possível, é necessário atingir algumas metas, tais como: projetar a otimização dos processos, interagirem bem com o cliente, obter relações de confiabilidade com fornecedores eclientes, cujo objetivo é a busca contínua pela melhoria do processo produtivo, que é alcançada e trabalhada através da redução dos estoques.
O método Kanban (nome dado aos “cartões”) que durante o processo de produção permite realizar a troca de informações entre os diversos setores produtivos, para agilizar e autorizar a produção e a movimentação de materiais. As regras do Kanban e o princípio davisibilidade permitem identificar rapidamente os problemas que poderiam comprometer a viabilidade, permitindo a sua imediata resolução. Também, o baixo nível de estoques e a redução dos tempos permitem que o ciclo de produção seja curto e o fluxo veloz.

As características do sistema JIT, o planejamento e a responsabilidade dos encarregados da produção pela melhoria do processo produtivofavorecem a redução dos desperdícios. Existe também uma redução significativa dos tempos de preparação , além da redução dos tempos de movimentação.

O sistema JIT requer que a procura seja estável a curto prazo para que se consiga um nível adequado dos recursos, possibilitando um fluxo de materiais contínuo e suave.

Precisa-se lembrar que a redução dos estoques podem aumentar orisco de interrupção da produção em função de problemas de gestão de mão-de-obra, como, por exemplo, greves tanto na fábrica como nos fornecedores.

2) - MRP/MRP II
O sistema MRP("Material Requirements Planning" - Planejamento das necessidades de materiais) surgiu durante a década de 60, com o objetivo de executar computacionalmente a atividade de planejamento das necessidades de materiais,permitindo assim determinar, precisa e rapidamente, às prioridades das ordens de compra e fabricação.
Os itens em estoque podem ser divididos em duas categorias: itens de demanda dependente e itens de demanda independente. Sendo assim, os itens de produtos acabados possuem uma demanda independente que deve ser prevista com base no mercado consumidor. Os itens dos materiais que compõem o produtoacabado possuem uma demanda dependente de algum outro item , podendo ser calculada com base na demanda deste. A relação entre tais itens pode ser estabelecida por uma lista de materiais que definem a quantidade de componentes que serão necessários para se produzir um determinado produto.Os benefícios trazidos pelo MRP são: redução do custo de estoque; melhoria da eficiência da emissão e daprogramação; redução dos custos operacionais e aumento da eficiência da fábrica.
Algumas desvantagens do sistema MRP, tais como: ser um sistema complexo e necessitar de uma grande quantidade de dados de entrada; assumir capacidade ilimitada em todos os recursos, enquanto que na realidade alguns centros produtivos comportam-se como . Tais considerações, para este autor, prejudicam consideravelmente a...
tracking img