O lenhador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faced
Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis de Divinópolis













Texto sobre a relação do filme “O Lenhador”, com a teoria das pulsões de Freud.
























Divinópolis
Novembro, 2009








Analise do filme “O Lenhador” com base na teoria sobre Pulsões - Sigmund Freud

É muito difícil falar nosentido sexual de nossos atos, sem estarmos nos reportando aos conceitos psicanalíticos, principalmente no que diz respeito segundo Freud, aos conteúdos inconscientes, atos involuntários, aquilo que nos escapa, mas que ainda assim, possui um sentido e busca a revelação de um desejo. Freud (1905) em sua obra “Três Ensaios sobre a Teoria sexualidade” define a sexualidade como essencialmentepolimorfa, aberrante, pois a pulsão sexual visa não à reprodução, mas a satisfação. Colocando a inocência da infância em questão, devido a um desenvolvimento precoce, concluindo que todos estão em plano de igualdade, na medida em que essas experiências se iniciam na infância e seguem seu percurso até a vida adulta. Para a psicanálise, a sexualidade é forjada nos processos de identificação com os objetosamorosos, nas primeiras experiências de vida, sendo que estas experiências permitirão a cada um em sua particularidade, construir formas preferências de satisfação em relação a esses objetos.
Analisando as cenas do filme “O Lenhador” comparando com os estudos sobre as pulsões, podemos perceber que em vários momentos o personagem Walter que vive um pedófilo, foi tomado pela pulsão de vida,isto porque a pulsão é uma força constante que está sempre atuando. Momentos estes retratados quando em terapia ele clama pela necessidade de ser normal, quando decide viver um relacionamento amoroso com Vicki, e mais ainda quando decide ir morar com ela, demonstrando seu desejo em seguir em frente da melhor forma possível, em busca de desenvolvimento conduzido pelas forças mentais em desejar serdiferente, englobando outras formas de libido.
Já a pulsão de morte se manifesta entrelaçada pela pulsão de vida, se mostrando em forma de agressividade na cena onde após um diálogo com o agente da condicional, ele rasga seu diário, por vislumbrar sua incapacidade de defesa em relação a criança abusada e morta, e na cena que ele agride um pedófilo, ao qual vinha observando, a algum tempo, e emcenas que mostram sua frieza no relacionamento com os colegas de trabalho. Estas são cenas marcantes que revelam a pulsão de morte voltada para si mesmo, que demonstram sua insatisfação com o eu, com a sua condição de pedófilo, bem como sua impotência diante dos absurdos cometidos com algumas crianças e com o seu estado de condenação perante todos. É vista também na cena que ele conversando com oterapeuta e buscando ser normal, descreve a normalidade como olhar uma garota e não desejá-la, e sofre com aquela dedução, demonstrando uma repetição, um retorno, não investimento, o masoquismo, por se tratar de algo que o faz sofrer, mas que ao mesmo tempo ele goza com isso, um excesso de energia que provoca um desprazer mesclado com prazer, algo que manifesta dentro dele e o faz perder avontade de viver, e que, portanto, precisa ser mandado para fora, daí sua agressividade.
No filme, fica claro seu libido objetal, que é cheirar o cabelo de crianças, atração esta que começa na infância, fato revelado ao terapeuta em uma descrição de quando era criança, e ele deitava com a irmã na cama e gostava de cheirar seu cabelo. Através do libido objetal, podemos ver em outra cena, o libidodo eu, o gozo narcísico, quando na cama com sua namorada Vick, ele a senta em seu colo e começa a cheirar seu cabelo, o libido do eu se mostra quando ele segura sua mão, impedindo que ela o acaricie, demonstrando sua necessidade num prazer voltado a ele mesmo, com um gozo único marcado apenas pelo objeto, sem possibilidade de dividir com o outro aquele momento.
Em relação aos componentes...
tracking img