John locke e o contrato social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JOHN LOCKE E O CONTRATO SOCIAL
Por: Taís Sena da Rocha
John Locke nasceu 1632 em Wrington, Inglaterra, e faleceu em 1704. Em seus 62 anos de vidafoi médico, filósofo inglês e ideólogo do liberalismo, além de ser considerado principal figura do empirismo britânico e um dos principais teóricos do contrato social.

O ESTADO DE NATUREZA
Antesde qualquer tipo de organização em sociedade o homem já está em um estado natural. Os teóricos contratualistas explicam esse estado de natureza de diferentes formas.
Segundo Locke o homem é pornatureza bom, cordial, respeitoso e razoável, sendo naturalmente possuidor de características de sociabilidade. Os homens têm a consciência de que pela lei natural são iguais, e que ninguém tem o direitode fazer mal a outra pessoa.
“Antes de haver estados capazes de promulgar leis, defende Locke, os homens têm consciência da existência de uma lei natural, que os ensina que todos os homens são iguaise independentes e que ninguém deve prejudicar outra pessoa na sua vida, saúde, liberdade ou propriedade. Estes homens, que não têm na Terra ninguém que lhes seja superior, encontram-se num estado deliberdade, mas não num estado de indisciplina.” (Kenny,1999)
Para ser livre não significa necessariamente que os homens devem ser indisciplinados fazendo o mal aos outros.
Todos são dotados derazão e qualquer um pode aprender essa lei natural, porém quem emerge a essa lei merece ser punido, no entanto no estado natural não existe alguém com o poder suficiente para puni-lo já que todos têmdireitos iguais. È nesse contexto que faz-se necessário a criação de um estado firmado em um contrato social.

CONTRATO SOCIAL
Contrato social ou pacto social é o pacto entre uma comunidade e umsoberano, onde a comunidade confia a proteção de seus direitos a forma de governo escolhido, seja ela rei absoluto como no caso de Thomas Hobbes, ou na forma de governo (legislativo e executivo) como...
tracking img