Sistema circulatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito
O sistema circulatório é controlado pelo coração que bombeia sangue para todo o corpo através de uma rede de vasos.
O sangue transporta oxigênio e substâncias essenciais para todos os tecidos e remove produtos residuais desses tecidos.
Divisão
Sistema sangüíneo: são representados pelos vasos sangüíneos (artérias, veias e capilares) e o coração.
Sistema linfático: formado pelosvasos condutores de linfa (capilares linfáticos, vasos linfáticos e troncos linfáticos) e por órgãos linfóides (linfonodos e tonsilas).
Órgãos hemopoiéticos: representados pela medula óssea e pelos órgãos linfóides (baço e timo).
Função
Levam material nutritivo e oxigênio às células
Sistema Sangüíneo
Coração
É um órgão muscular, que funciona como uma bomba contrátil-propulsora. Elaimpulsiona o sangue através dos vasos sangüíneos para várias partes do corpo.
O lado direito do coração recebe o sangue desoxigenado do corpo (baixa taxa de oxigênio) e bombeia para os pulmões, enquanto o lado esquerdo recebe o sangue oxigenado dos pulmões e o bombeia para o interior da artéria aorta, para distribuição ao corpo.
Estrutura do coração
O tecido muscular que forma o coração é de tecidoespecial - tecido muscular estriado cardíaco denominado de miocárdio. Internamente existe uma camada chamada endocárdio e externamente há uma serosa revestindo-o, denominada epicárdio ou pericárdio visceral.
Cavidade
A cavidade do coração é subdividida em quatro câmaras (2 átrios e 2 ventrículos) e entre átrios e ventrículos existem orifícios denominados de valvas.
Peso do coração: no homemvaria de 280 a 340g, na mulher, de 230 a 280g.
Forma
O coração tem a forma aproximada de um cone, apresentando uma base que corresponde à área ocupada pelos átrios direito e esquerdo e pelas raízes dos grandes vasos da base do coração, um ápice (formado pelo ventrículo esquerdo) e 3 faces uma anterior (esternocostal), uma inferior (diafragmática) e o dorso (posterior).
Faces
FaceESTERNOCOSTAL - é formada principalmente pelo átrio direito e ventrículo direito, separados por um sulco denominado sulco coronário.
Face DIAFRAGMÁTICA - é formada pelos ventrículos direito e esquerdo separados pelo sulco interventricular anterior e posterior.
Face POSTERIOR - é formada pelos átrios e parte do ventrículo esquerdo.
Situação
O coração fica situado na cavidade torácica, atrás do ossoesterno, acima do músculo diafragma sobre o qual em parte repousa, no espaço compreendido entre os dois pulmões denominado mediastino. Tanto o coração como as raízes dos grandes vasos ocupam o pericárdio que está localizado no mediastino médio.
Mediastino
É um compartimento localizado na região mediana da cavidade torácica e é dividido em superior e inferior.
No mediastino superior localizam-seas seguintes estruturas:
Timo - Traquéia
Grandes veias - Esôfago
Grandes artérias - Ducto torácico.
O mediastino inferior é dividido em mediastino médio (coração e pericárdio), o mediastino anterior e o posterior.
Pericárdio
É um saco seroso de parede dupla que envolve o coração e as raízes dos grandes vasos, que está localizado no mediastino médio, posteriormente ao corpo do esterno. Opericárdio é constituído de 2 partes : uma espessa lâmina externa composta por tecido fibroso denso, denominado de pericárdio fibroso, e um saco interno de parede dupla composto de uma membrana transparente chamada de pericárdio seroso.
Pericárdio Fibroso
É um saco externo, resistente, cuja função é proteger o coração um superenchimento repentino. Seu ápice é perfurado pela aorta, troncopulmonar e veia cava superior.
Pericárdio Seroso
É constituído por 2 lâminas: uma lâmina parietal é unida a face interna do pericárdio fibroso e é tão intimamente aderente a ela que são difíceis de separar. A lâmina visceral é refletida sobre o coração onde ela forma o epicárdio, a camada externa da parede do coração.
Irrigação
É formado por um agrupamento de artérias e veias dispostos em forma...
tracking img