John donne

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este trabalho se concentrará em demonstrar a vida e principais escritos de John Donne.

-------------------------------------------------
BIOGRAFIA

Nascido em 1572, em uma família católica, John Donne foi filho de um comerciante de ferragens, também chamado John Donne, e de Elizabeth Heywood, filha de um escritor elisabetano menor, JohnHeywood. Donne recebeu sua primeiraeducação provavelmente de um tutor, ingressando mais tarde em Hart Hall, na Universidade de Oxford, já aos doze anos, juntamente com seu irmão Henry, provavelmente com onze. Ambos eram aproximadamente quatro ou cinco anos mais jovens que a maioria dos outros estudantes. Assim, mesmo para a época, era um início prematuro. Contudo, havia uma razão para isso. Aos dezesseis anos, os universitários deviamrespeitar o Ato de Supremacia (“Pact of Supremacy”), pelo qual se confirmava Elizabeth como verdadeiro chefe da Igreja na Inglaterra. A fim de evitar algo que seria inadmissível para um católico – negar a autoridade papal –, a mãe de
Donne provavelmente procurou que seus filhos obtivessem um diploma antes de atingirem a idade em que deveriam prestar o Ato de Supremacia. No entanto, devido à mesmalei, Donne teve de deixar a universidade, em 1588, sem diploma. O “Ato de Supremacia” foi uma das muitas iniciativas político-religiosas da reforma que irrompera na Inglaterra anos antes.
Os católicos que não aceitavam o Ato de Supremacia eram chamados de “recusantes” (recusants). Inicialmente, a Rainha aceitou coniventemente que os recusantes lhe jurassem lealdade como chefe político, apesarde aceitarem apenas o Papa como autoridade religiosa. Todavia, a sua postura tolerante foi abandonada quando o Papa a excomungou em 1570. A insurgência dos recusantes inconformados em serem governados por uma herege forçou a coroa a decretar uma série de leis anti-católicas e a dispensar tratamento brutal entre os recusantes fiéis ao papado, que eram constantemente vigiados.
Os universitárioscatólicos eram igualmente observados. Hart Hall era uma das poucas instituições de ensino a oferecer refúgio, ainda que extra-oficialmente, a católicos. Ali Donne distinguiu-se como um aluno brilhante, dedicando-se profundamente aos estudos. No entanto, Donne foi forçado a sair de Oxford sem obter o diploma. Seria mais adequado a um católico abandonar os estudos do que se expor como tal, recusando-seao Ato de Supremacia.
Os anos da adolescência do poeta são um tanto obscuros. Há um lapso de informações biográficas que já permitiu uma série de hipóteses controversas. Especula-se inclusive que Donne tenha passado algum tempo viajando pelo continente europeu. No entanto, alguns estudiosos acreditam que o poeta de fato permaneceu na Inglaterra durante esse período. Informações sobre Donnereaparecem em 1591, quando ele e seu irmão Henry ingressam nos “Inns of Court”. Contudo, na primavera de 1593, Henry é acusado de felonia. Um homem suspeito de ser padre teria sido flagrado em seus aposentos, fato então reputado como ato de traição à Rainha, pois rituais católicos estavam proibidos. Mediante tortura, Henry confessou que o suspeito era de fato um religioso, levando o padre a sersentenciado à morte. Henry, por sua vez, foi também preso, mas morreu pouco tempo depois devido à peste, antes de ir a julgamento.
É por essa época que se pode datar o início de uma crise religiosa em Donne. Segundo relatos, se Donne abandonasse o catolicismo, enfrentaria muitos problemas com sua família extremamente católica, sem mencionar seus próprios problemas de consciência. Por outro lado, se nãooptasse pelo anglicanismo, teria poucas chances de ascensão na sociedade, cujos principais postos eram ligados à coroa, sem falar no risco em seguir também ele o destino do irmão morto.
Durante seus anos de estudante, Donne já ficara popular entre seus colegas devido aos seus epigramas. Ao abandonar a universidade, sem obter novamente nenhum diploma, Donne já começara a escrever as “Songs and...
tracking img