John donne

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (930 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA
CURSO DE LETRAS – HABILITAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA
DISCIPLINA: Literatura I
Professor: Marton Gémes.
Acadêmico: Kathylenn Leticia Ávila Costa.

JOHNDONNE
GO AND CATCH A FALLING STAR

John Donne é considerado um dos maiores representantes dos poetas metafísicos da época barroca. A literatura metafísica tem como intuito provocar descobertas eapreender o homem e os acontecimentos humanos nas suas relações com o mundo.É o esforço para conciliar o objetivo com o subjetivo - esforço esse usado para exprimir o pensamento existencialista.
Suapoesia é célebre por sua linguagem vibrante e metáforas engenhosas, especialmente quando comparada à poesia de seus contemporâneos. Na arte literária, o barroco caracterizou-se pelo emprego dehipérboles, antíteses, anacolutos e outras figuras de linguagem que exprimem exuberância ornamental e, sobretudo, tensão e conflito.
A poesia de John Donne é célebre por sua métrica, a qual foi estruturadacom ritmos alternantes. A canção de Donne é formada em estrofes subdivididas, formado por vinte e sete versos, divididas em três estrofes com quartetos, dísticos e tercetos com o posicionamento derimas abab cc ddd.
Em seu poema, "Go and Catch a Falling Star", John Donne demonstra a impossibilidadede de encontrar a mulher perfeita. A primeira estrofe do poema é uma lista de tarefas impossíveis,as quais Donne compara a encontrar uma mulher boa e honesta. O poema começa com um comando forte: "Go and catch a falling star". Aqui ele já começa demonstrando algo que é praticamente impossível. Emseguida o poeta faz uma alusão à raiz de mandrágora, que segundo Borelli, (2002, 54-5) era creditada pelos alquimistas como sendo produzida pela ação sobre a terra do esperma de enforcados, queejaculavam ao terem seus pescoços quebrados. A própria raiz era utilizada em filtros e poções de amor, enquanto que seus frutos supostamente facilitavam a gravidez.
Logo após, no verso 6 "...to keep...
tracking img