Hemodinamica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO
DE HEMODINÂMICA














OUTUBRO DE 2012
Instituição de Ensino – Senes
Curso técnico em Radiologia


HEMODINÂMICA


















Turma:110
Professora: Aline Serra
Aluna: Andreza da Silva




OUTUBRO DE 2012
INTRODUÇÃO

Hemodinâmica setor com equipamentos especiais que permitem a monitorização de seus batimentos cardíacos e averificação de sua pressão arterial durante o procedimento, além dos equipamentos necessários para a realização do exame, que são: um sistema de filmagem, um sistema de radioscopia (visibilização através de raios x). O médico que irá realizar o procedimento é um especialista, usará máscara, luvas e avental esterelizado, quer dizer, livre de contaminação. Neste caso você não deverá tocar no materialque for esterelizado, isto é, os campos (panos) por onde serão colocados os materiais utilizados durante o procedimento.

DESENVOLVIMENTO


Hemodiâmica significa o uso de métodos diagnósticos que servem para auxiliar na compreensão da doença ou da saúde circulatória por meio de cateterismo cardiovascular. O estudo da dinâmica circulatória pelo cateterismo intravascular e/ouintracavitário, com tubos de plástico ou teflon flexíveis de diversos tamanhos e formas, chamados de cateteres, representa hoje em dia a mais legitima expressão do estado funcional cardíaco, definido com melhor precisão o real estado cardiovascular do paciente do que qualquer outro método diagnóstico.
O procedimento de cateterismo cardíaco com auxilio de raios-x permite observar:
• A coleta de amostrassanguíneas;
• O registro das imagens;
• O trajeto e posição do cateter;
• As pressões de contabilidade miocárdia;
• A medida de débito cardíaco;
• A oximetria venosa e artéria;
• As resistências vasculares;
• O eletrocardiograma e fono intracavitários;
• A angio e cineangiocardiografia;
• Os volumes cavitários;
• As aplicações terapêuticas.
Em geral, o procedimento é realizado com aintrodução de um cateter em uma artéria ou veia do braço chamado acesso braquial, ou em uma artéria da perna chamado acesso femoral. Pelo cateter é injetado um liquido contrastante que permite visualizar, por meio de um aparelho de raio-x, os vasos e as cavidades do coração. As imagens, dependendo do tipo de aparelho hemodinâmico, são gravadas em filme de 35mm, fita de VHS ou CD-ROM para posterioranálise. Geralmente, o tempo de duração deste tipo de procedimento é de 30 a 60 minutos.
Procedimento invasivo que auxilia na obtenção de dados adicionais contribuindo para um
diagnóstico exato e indicação do tratamento mais adequado. Trata-se de um método em
que se punciona ou disseca uma veia ou artéria periférica e se introduz um tubo fino e
flexível chamado catéter, até aos grandes vasose o coração, cujo fim é analisar dados
fisiológicos, funcionais e anatômicos.

Angioplastia
Procedimento invasivo, não cirúrgico, para tratamento de doenças arteriais. Trata-se de um insuflamento temporário com um catéter-balão no interior do vaso para corrigir um estreitamento.
A monitorização hemodinâmica é utilizada para diagnóstico, terapêutica, e até mesmo fazer prognóstico com osdados obtidos. A finalidade é reconhecer e avaliar as possíveis complicações do estado hemodinâmico do paciente e intervir em tempo hábil com terapia adequada, prevenindo maiores complicações.
A monitorização hemodinâmica não invasiva vem aumentando nas unidades de cuidados críticos e centro cirúrgico. O objetivo principal de utilizar a técnica não invasiva é reduzir as complicações associadas àstécnicas de monitorização hemodinâmica invasiva.
A escolha do sistema de monitorização hemodinâmica não invasiva dá-se por ser uma técnica menos invasiva, com facilidade no manuseio, de menor custo e que em estados clínicos duvidosos pode ser confirmada por exames complementares.
Assim, asseguramos ao paciente a uma monitorização eficaz, menos invasiva e prevenindo até mesmo uma infecção....
tracking img