Jogos e/ou brincadeiras interdisciplinares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA



SONIA MAURA AGNEZI FORNAZIER


JOGOS E/OU BRINCADEIRAS INTERDISCIPLINARES
PARA CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS
DO ENSINO FUNDAMENTAL 1º AO 5º ANO




SUMÁRIO

1.INTRODUÇÂO........................................................................................................04

2. JOGOS E/OU BRINCADEIRAS INTERDISCIPLINARES PARA CRIANÇAS DOS ANOSINICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1º AO 5º ANO...........................................................................................................................06

2.1 Descrição dos jogos e ou brincadeiras................................................................06

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................09REFERÊNCIAS.........................................................................................................10


1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre a importância do brincar na vida da criança, pois o brincar faz com que as crianças interajam entre si e aprendam de maneira significativa e prazerosa.
A organização do grupo de estudo para realizar o trabalho não foi muito fácil devidoa distância que cada um mora do outro, mas também não podemos dizer que isso foi impossível de acontecer, pois cada participante deu sua contribuição necessária para que o trabalho pudesse ser concluído.
Observa-se que nem todos os professores veem o brincar de forma que as crianças estão aprendendo e sim como forma das crianças apenas brincarem e se divertirem. Por este motivo nem sempre estãopresente nos planejamentos dos nossos professores.




2 JOGOS E/OU BRINCADEIRAS INTERDISCIPLINARES PARA CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1º AO 5º ANO

O brincar é muito importante, faz com que as crianças interajam entre si e assim se desenvolvam. Até pouco tempo o brincar foi desvalorizado e menosprezado, com o passar do tempo estamos atravessando uma mudança em relaçãoà importância do brincar.
A criança ainda na sua tenra idade possui muitos conhecimentos: aprende a tomar decisões, começa fazer suas escolhas, impõe seus desejos, interage com pessoas, expressa o que gosta o que sabe fazer e mostra, em seus gestos, em um olhar, uma palavra, como é capaz de compreender o mundo. Dentre muitas coisas que as crianças gostam estar fazendo é brincar, que é um dosseus direitos. O brincar surge a qualquer momento, é algo livre que proporciona prazer e não exige produto final, mas, relaxa, envolve, ensina regras, linguagens, desenvolve habilidades e introduz a criança no mundo imaginário.
As brincadeiras devem ser sempre trabalhadas, pois garantem a cidadania das crianças e as ações pedagógicas ganham qualidade. Mesmo que o adulto não proporcione o brincarpara a criança esta procura meios para que possam desenvolver alguma atividade, isso dá a noção que é muito importante e necessário o brincar e que as crianças gostam e precisam deste momento tão prazeroso e cheio de aprendizagem.
A importância do brincar se relaciona com a cultura da infância, que coloca a brincadeira como ferramenta para a criança se expressar, aprender e se desenvolver. E queacredita que as crianças precisam se interagir com pessoas e objetos para se desenvolverem.
As crianças não nascem sabendo a brincar elas aprendem através das interações com as crianças e adultos, construindo e reconstruindo conceitos já aprendidos e recriando novas brincadeiras. Para que isso ocorra é necessário planejar um currículo, pensando na faixa etária da criança e como está sedesenvolvendo.
Para selecionarmos os brinquedos é necessário pensarmos em diversos aspectos: ser durável, atraente, adequado e apropriado a diversos usos; garantir a segurança e ampliar oportunidades para o brincar; atender à diversidade racial, não induzir a preconceitos de gênero, classe social e etnia; não estimular a violência; incluir diversidade de materiais e tipos ― brinquedos tecnológicos,...
tracking img