Grecia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-

A grécia antiga



CULTURA GREGA
Nosso mundo de hoje tem muito a ver com os gregos antigos.Eles eram resultado da mistura de vários povos,como os aqueus,os jônios e os dórios,trabalharam duro para sobreviver num território com poucos recursos naturais.
Na grécia não havia um estado centralizado.As várias pólis(cidades-estados)eram bastante autônomas.As mais importantes eramEsparta e Atenas.
Esparta era famosa pelo militarismo.Atenas ficou conhecida pelo regime democrático e pelas realizações culturais.
Apesar de unidas na incrível vitória sobre os persas,a disputa entre Atenas e Esparta pela supremacia da grécia foi um germe do enfraquecimento de todos os gregos.
A cultura grega

GRÉCIA ANTIGA
Nossa maneira contemporania de pensar as coisas e de apreciar o que ébelo tem muito a ver com os gregos antigos.
Até hoje,as obras de filosofia e de poesia gregas são lidas.as pe
ças gregas são apresentadas em importantes teatros do mundo.
Os templos e palacios gregos são visitados por milhares de turistas todos os anos.
A matematica e as descobertas cientificas dos gregos aina são a base do conhecimento dos nossos cientistas e engenheiros.Até mesmo nosso idiomaesta impregnado de palavras de origem grega.
A lingua e a poasia dos gregos
A lingua portguesa está cheia de palavras do grego antigo. Por exemplo geografia vem das palavras gregas géos(terra) e grápbein(escrita).Para marcar o tempo com precisao,vc precisa de um cronômetro, ou seja, crônos(tempo)e métron(medida).
Método tbm deriva o grego antigo:meta(reto,direito)e ódos(caminho).
Os gregosinfluenciaram muito a cultura romana.O indioma dos romanos o era latim.O latim ficou cheio de palavras gregas.
Todos os gregos livres ler e escrever.Porém os gregos ñ conheciam a imprensa.Os livros eram escritos a mão em folhas secas de papiro e enrolados.A poesia grega era para ser lida em voz alta para um grupo de pessoas,geralmente acompanhados por música.Os poetas escreviam sobre muitostemas,desde o amor até o heroísmono campo de batalha.A poesia ñ costumava ser individualista,isto é expressar o sentimento do poeta num certo momento.As poesias gregas geralmente falavam sobre os sentimentos de toda comunidade.
A odisséia

ATENAS
O mais importante dos poetas gregos foi Homero.ele foi o autor de dois longos livros de poemas,a Ilíada e a Odisséia.Na odisséia Homero conta as aaventuras de ulisses,um dos principais heróis da guerra de Tróia.
Ulisses retorna para sua terra natal,Ìtaca,onde estava sua casa e morava su esposa Penélope.Enfrentou muitos perigos,cada um deles mais sensacional do que os outros.Ulisses e seus conpanheiros desenbarcaramnuma ilha e foram capiturados por um gigante chamado Polifemo.esse igante era m ciclope, o seja,tinha um unico olho,no meio datesta.Ele aprisionou Ulisses e todos os seus amigos numa caverna.Pensava em devora-los nas refeições dos proximos dias.como os homens frágeis poderiam enfrentar o ciclope!
Para os gregos,a inteligência poderia derrotar a força bruta.Assim,Ulisses,que tinha o dom de falar muito bem,convenceu o gigante a beber litros e litros de vinho.O ciclope bebeu até dormir.Foi quando Ulisses e seus companheirosaproveitaram para furar o unico olho do gigante.No dia seguinte,completament cego,o mostro ñ quando os gregos,escondidos embaixo dos carneiros saíram da caverna,entraram nos navios e fugiram pelo mar.No oceano,todos os marinheiros eram ameaçados pelas sereias.As sereia seram criaturas com formas de mulheres lindas que cantavam de um modo incrivelmente belo.Ao ouvir o canto das sereias,os marinheirsficavam enlouquecidos.Queriam ficar com elas de qualquer maneira cegos pela paixão ñ percebiam as rochas perigosas.Os navios acabavam afundando e marinheiros morriam enquanto as sereias davam gargalhadas.O canto das lindas sereias era traiçoeiro.Mas,para ulisses,a razão era capaz de controlar o desejo.Esperto,botou cera no ouvido de todos os seus companheiros e ordenou-lhes que o amarrasse ao...
tracking img