Jogos e brincadeiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

A importância do brincar na educação infantil

Introdução
Muitas vezes pensamos que as crianças são adultos que ainda não cresceram, mas elas tem características próprias para se tornar um adulto, ela precisa percorrer todas as etapas de seu desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional. E ela precisa do apoio da família e da escola.
Rousseau acreditavaque a criança é uma criatura especial com especificidades, características e necessidades próprias.e é por isso que a uma grande necessidade de fazer com que a criança brinque e aprenda de forma lúdica.
A brincadeira na educação infantil é muito importante pois, alem de trabalhar o grupo em sala de aula pois assim a criança cria um vinculo com seus colegas alem disso é através de brincadeiras quese trabalha a imaginação, alem disso podemos trabalhar características próprias da criança.
Alem de todos esses fatores existe também o fator físico, pois hoje em dia as crianças só pensam em computador, jogos , televisões por isso é muito importante trabalhar com algo que use o corpo e que desenvolva o raciocineo das crianças.

A importância do brincar na educação infantil

Brincadeira éuma linguagem natural da criança e é importante que esteja presente na escola desde a educação infantil, pois para o aluno há uma necessidade de se movimentar e também é necessário que ele possa se colocar e se expressar através de atividades lúdicas – considerando-se como lúdicas as brincadeiras, os jogos, a música, a arte, a expressão corporal, ou seja, atividades que mantenham a espontaneidadedas crianças.
Percebe-se que os educadores da atualidade precisam utilizar-se do lúdico na educação infantil, ao diferenciar o trabalho da brincadeira a humanidade observou a importância da criança que brinca. Começando a ser investigados pelos pesquisadores que consideram a ação lúdica como metacomunicação, a possibilidade da criança compreender o pensamento e linguagem do outro.         
  Épreciso relembrar as funções da escola, entre elas está a proposta da preparação da criança para o convívio do grupo e em sociedade. Despontando-se inteligentes, curiosas, ativas, solidárias, criativas, integrada no meio em que vive, que dialoga e participa da construção de seu caminho, ao mesmo tempo, ávida por afeto, brincar, correr, sorrir, chorar, viver e por sonhar.
O fato de a criança, desdemuito cedo, poder se comunicar por meio de gestos,
sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua
imaginação. No entanto, é preciso uma maior valorização da escola, da família e da sociedade em geral em
relação que deve estar sendo vivenciada na infância. O brincar é uma das formas mais comuns
do comportamento humano, principalmente durante ainfância. Infelizmente, até pouco tempo, o brincar era
desvalorizado, destituído de valor a nível educativo. Com o passar dos tempos, houve uma mudança na forma como se compreende o brincar e a sua importância no processo de desenvolvimento da criança, o brincar pode ser uma ferramenta para que a criança desenvolva essas qualidades. Mais do que uma ferramenta, o brincar é uma condição essencialpara o desenvolvimento da criança.
A brincadeira é transmitida à criança através de seus próprios familiares, de forma expressiva, de uma geração à outra, ou pode ser aprendida pela criança de forma espontânea, hoje em dia as crianças estão voltadas a jogos e televisões atrapalhando muitas vezas ate raciocínio delas, pois algumas brincadeiras ajudam tanto no físico com também no raciocínio lógico.Nos dias atuais, com as moradias cada vez mais apertadas e os adultos envolvidos em seus afazeres, as crianças de classe média não têm um lugar para brincar e não devem atrapalhar o andamento do lar com seus brinquedos.
Não dá para isolar o comportamento lúdico da criança. Ela brinca quando é para brincar e quando os adultos entendem que ela não deveria brincar.

As atividades da criança...
tracking img