Endomarketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O case narrado ocorreu em uma empresa multinacional americana do segmento de automotivo.
Segue abaixo os nomes fictícios dos personagens envolvidos no case.

Gerente
Analista 1
Analista 2
Coordenador

Os personagens trabalhavam juntos a 8 anos e a empresa nunca notou qualquer desvio de conduta no relacionamento entre eles. Porém, o Departamento de Recursos Humanos recebeu uma cartaanônima que acusava o Sr. Gerente de comportamento abusivo contra os seus subordinados, o autor da carta menciona que em virtude destas agressões os funcionários tiveram queda de produtividade e uma queda da auto-estima.

Motivada pelo teor da carta anônima o Departamento de Recursos Humanos, abriu uma sindicância interna para apurar as denúncias contra o Gerente, onde colheu-se os depoimentos detodos os envolvidos. Segue abaixo um breve resumo das declarações de cada personagem.

Analista 1

Trabalhando na empresa desde 1995 a Analista 1, sempre reportou diretamente para o Coordenador e em muitos trabalhos eram realizados com o Gerente. Ela declara que não tem inimizade com o Gerente e muitos menos quer prejudicá-lo, porque ele é um excelente profissional com avançado conhecimentotécnico, ela gostaria apenas que fosse tratada com dignidade, pois desde o início da relação laboral entre ela e o Gerente, o mesmo já tinha uma postura de arrogância com os subordinados e colegas , utilizando-se de maneiras abrupta e rude, em tentativas de diminuí-los, chamando a atenção dos subordinados em publico, através de gritos, palavras de maldição e atitudes agressivas sem sentidos contra ossubordinados dele, que ele chamava de estúpidos, incompetentes, mudos, entre outros “adjetivos”.
No decorrer do seu depoimento a Analista 1 informou que foi a autora da carta anônima, ela também disse, que estava cansada da forma como vinha sendo tratada e que dependia do emprego para sustentar a família, porém, gostaria que empresa tomasse alguma atitude sobre o assunto. Segundo ela essa foiuma atitude extrema, sendo que em outras oportunidades ela pessoalmente tinha conversado com o Gerente sobre a forma dele tratar as pessoas, porém, essa atitude fez aumentar a ira do Gerente. Em segunda tentativa ela conversou com o Presidente em exercício, o mesmo convocou uma reunião entre os envolvidos, onde o Gerente pediu desculpas a todos e prometeu mudar o seu comportamento, como não houvemudança de atitude, ela preferiu enviar a carta anônima e se carta também não surtisse efeito a mesma seria enviada para a matriz da empresa nos Estados Unidos.

Analista 2

Trabalhando na empresa desde 2000 e atualmente na função de Analista de Sistema, ela foi contratada pelo Gerente, e que não tinha conhecimento da carta anônima enviada para Recursos Humanos, soube do documento através deoutros subordinados do Gerente. Ela confirma que é verdade sobre os fatos descritos na carta e que recentemente o Gerente começou com freqüentes reprimendas a todos os subordinados, vários empregados são chamados de incompetentes, lerdos, relados e frequentemente faz observações abusivas e ofensivas sobre outras nomeadas em outras áreas da empresa. Em virtude deste comportamento o ambiente setornou insuportável, como atividade do Analista requer atenção e concentração, este ambiente causou uma queda de produtividade e uma quantidade maior de erros. Com isso, somos obrigados a ouvir muitas ameaças de demissão e o Gerente dizendo que tem poder para isso. Apesar de não ter nada em vista, a Analista vê a possibilidade de mudar de emprego por causa do clima de terrorismo criado pelo Gerente.A Analista diz também que o Gerente atribuiu outras atividades para os Analistas, que estão relacionadas a programação de produção e que não inerentes a descrição de cargo e muito menos a formação deles, causando baixa estima e desmotivação no trabalho. Com freqüência o Gerente altera a prioridade das atividades e sempre questiona o não cumprimento dos prazos estabelecidos e pergunta para os...
tracking img