Jogos e brincadeiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA















a importância dos jogos no desenvolvimento da aprendizagem da criança: aqui se brinca, assim se aprende. Repensando o lúdico no ensino fundamental.














Sete lagoas
2012










a importância dos jogos no desenvolvimento da aprendizagem da criança: aqui se brinca,assim se aprende. Repensando o lúdico no ensino fundamental.












Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a Conclusão de Curso
Coordenador(a): Melina Klaus
Professor orientador(a): Márcia Bastos
Tutoreletrônico: Lilian Roberta Gualberto dos Santos
Tutor de sala: Terezinha Mota Gonçalves Silva



Sete Lagoas
2012






















































Dedico este trabalho a minha família pela força nesta caminhada, a todos que contribuíram para estar finalizaçãodo meu curso.





agradecimentos

Agradeço à Deus, meus familiares e amigos que estiveram presentes ao meu lado, apoiando e contribuindo para a conquista deste trabalho.









































MATA, Walderleny Aparecida Da. 2012. 35 folhas.A importância dos jogos no desenvolvimento da aprendizagem da criança. Aquise brinca, assim se aprende. Repessando o lúdico no ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, Sete Lagoas, 2012.


RESUMO

Esta pesquisa é de forma qualitativa, pois pretende ampliar conhecimentos sobre o brincar, a brincadeira e os jogos lúdicos para o desenvolvimento cognitivo, afetivo esocial da criança. Verifica como se processa a prática pedagógica no cotidiano da sala de aula em relação ao lúdico e analisa o conjunto de procedimentos utilizados pelo professor.A pesquisa será realizada de forma bibliográfica. Através de livros de leitura relacionado com o assunto de jogos e brincadeiras, além de alguns periódicos que já salvei na internet.Este trabalho foi feito a partir dosfundamentos teóricos em especial de Vygotsky (1998), Piaget (1978), Santos (1995), Miranda (1997). Está dividido em três capítulos, sendo o primeiro: “As brincadeiras no mundo da criança”; o segundo: “Papel do brinquedo no desenvolvimento infantil”; o terceiro: “O lúdico e a prática pedagógica”. Chegou-se a conclusão que as atividades lúdicas tem influencia positiva nas situações deaprendizagem.No entanto, foi verificado através deste estudo que o lúdico é realizado pelo professor, não sendo prática pedagógica no cotidiano de sala de aula, como importante no processo de desenvolvimento da criança, em sua totalidade, nos aspectos físicos, emocionais e sociais.  A partir dessa premissa, as considerações foram desenvolvidas sobre os textos estudados e sobre as diferentes abordagensencontradas.
 
Palavras chave: Lúdico; Prática; Jogos















sumário

INTRODUÇÃO ........................................................................................................... 3

CAPÍTULO 1-.............................................................................................................. 5
1- Papel do Brinquedo no DesenvolvimentoInfantil............................................. 5
1.1 O Lúdico e suas manifestações........................................................................... 5
1.2 - Lúdico e a Prática Pedagógica............................................................................ 9

CAPÍTULO 2-........................................................................................................ 20
2- JOGOS,...
tracking img